COP30: Balanço Ético Global
Os Círculos de Liderança da COP30 atuam como importantes alavancas para a conferência, fortalecendo os debates sobre financiamento climático, a ampliação da voz dos povos e comunidades tradicionais e indígenas, a reflexão sobre o futuro da governança climática e a mobilização em torno de uma nova ética global. A iniciativa busca potencializar a capacidade de articulação e mobilização da Presidência da COP30, contribuindo para alcançar os resultados esperados da convenção.
O Balanço Ético Global (BEG) é um dos quatro círculos de liderança da COP30, que tem como estratégia engajar a sociedade na conferência. Liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-geral da ONU, António Gutérres, a iniciativa foi operacionalizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A partir da ética e da cultura, o BEG provoca a reflexão sobre até onde avançamos e as ações que precisamos executar para que o planeta não ultrapasse a marca de 1,5ºC de aquecimento médio em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial, principal meta do Acordo de Paris. A iniciativa se deu a partir de diálogos regionais realizados na Europa, América do Sul e Central e Caribe, Ásia, África, Oceania e América do Norte.