A Educomunicação emerge como resposta à necessidade de integrar processos educativos e comunicativos na construção de uma sociedade ambientalmente justa e sustentável. Baseia-se nos princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, especialmente no Princípio 14, que "requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade".
Os processos formativos envolvem diferentes estratégias pedagógicas que articulam teoria e prática, valorizando a diversidade cultural, os conhecimentos locais e a interdisciplinaridade. Esses processos podem ocorrer em espaços formais como escolas e universidades e em contextos não formais e informais, como comunidades, organizações da sociedade civil e ambientes virtuais.
É essencial que os processos formativos e comunicativos considerem o território, a realidade socioambiental dos participantes e o fortalecimento da autonomia e do protagonismo social, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e ecologicamente equilibrada, por meio de práticas educativas que inspirem a reflexão crítica, a corresponsabilidade e o cuidado com todas as formas de vida.
O Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA tem envidado esforços para a construção de uma estratégia de formação que contemple a formação de gestores, educadores, comunidades, juventudes e os demais públicos promovendo a participação democrática para produção, gestão e difusão de conhecimentos socioambientais.
Termos mais buscados
Termos mais buscados