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Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
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FAQ

Info

Pavilhões Brasil

FAQ

Funções e Preenchimento de Formulários

Qual é a definição objetiva das funções de Coordenador e Moderador dos painéis?
O Coordenador é o responsável por garantir o pleno funcionamento do painel proposto. Isso inclui convidar o moderador e os painelistas, transmitir PPTs (caso sejam utilizados) para os pontos focais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e divulgar o evento. O MMA oferece apenas o espaço físico para a realização do evento.

É permitido acumular funções no mesmo evento?
Sim. O proponente (coordenador) pode atuar como moderador ou painelista. A mesma pessoa pode ser Coordenadora e Moderadora e/ou Coordenadora e Painelista. 

O Coordenador precisa obrigatoriamente compor a mesa do painel?
Não.

Existe algum documento oficial que esclareça as atribuições de cada função?
Sim. O Guia de Orientações para Submissão de Propostas está disponível aqui. 

Credenciamento e Acesso

O MMA realiza credenciamento dos palestrantes/moderador dos painéis aprovados?
Não. O credenciamento deve ser tratado diretamente com a Casa Civil. Sugerimos priorizar painelistas que já possuam credenciamento.

Caso não seja, qual é o procedimento correto para garantir o credenciamento dos participantes?
O credenciamento é um processo paralelo ao dos Pavilhões Brasil. Cada entidade não governamental (acreditada na UNFCCC) tem direito credenciais próprias. 

É possível solicitar credenciais diárias para convidados que ainda não tiveram credenciamento liberado?
Sim, mas o pedido deve ser feito diretamente à Casa Civil.

O acesso aos eventos na Zona Verde será aberto ao público ou exigirá inscrição prévia?
Não é exigido nenhum tipo de credenciamento para acesso à Zona Verde.

Estrutura, Logística e Infraestrutura

Qual é o layout da sala e a capacidade de público dos espaços na Blue Zone e na Green Zone?
A disposição dos Pavilhões Brasil é semelhante: pequeno palco com leve elevação e poltronas em formato semicircular. O formato dos painéis é composto por falas individuais e interação entre painelistas e público, quando cabível.

Capacidade dos auditórios:

  • Zona Azul:
    Auditório Sumaúma — até 105 pessoas
    Auditório Cumaru — até 76 pessoas

  • Zona Verde:
    Auditório Jandaíra — até 125 pessoas
    Auditório Uruçu — até 76 pessoas

A infraestrutura inclui palco, poltronas de palco, microfones, projetor, tela, púlpito, retorno de som e iluminação?
Sim.

Haverá teste prévio dos equipamentos audiovisuais?
Não. Os eventos ocorrem em sequência, com intervalos de 15 minutos. Recomenda-se que os participantes cheguem ao local com pelo menos 1 hora de antecedência.

Um técnico de suporte estará disponível durante os painéis?
Sim.

Existem fotos, plantas ou informações detalhadas sobre os auditórios?
Sim. As imagens dos auditórios dos Pavilhões Brasil serão disponibilizadas no site do MMA 

Quais são as dimensões para apresentações na Zona Azul?
Tamanho: Maior: 10x3m3360x1008px. Menor: 6x3m2016x1008px

Quais são as dimensões para apresentações na Zona Verde?
Tamanho: Maior: 10x3m3360x1008px. Menor: 6x3m2016x1008px
TVS: 55’, 65’, 75’, 85’
Painéis: Auditório Uruçu (6,0x3,0m), Auditório Jandaíra (10,0x3,00m)

Comunicação e Divulgação

O MMA/COP30 realizará a divulgação e mobilização de público dos painéis?
O MMA disponibilizará apenas a programação geral dos Pavilhões em site dedicado. Não haverá impulsionamento, divulgação individual ou produção de materiais de comunicação para eventos específicos.

Quais materiais ou informações devem ser encaminhados para essa divulgação?
Não haverá envio de materiais adicionais além das informações básicas enviadas para composição da programação.

Qual é o prazo limite para envio desses materiais?
Não se aplica.

Há orientações de comunicação sobre menções a contas oficiais do MMA ou do Pavilhão Brasil nas redes sociais?
Sim. Recomenda-se mencionar o perfil oficial do @mmeioambiente e da @cop30nobrasil nas postagens sobre os eventos, além de utilizar a hashtag #PavilhãoBrasilCOP30 

Transmissão e Idioma

Os painéis no Pavilhão Brasil (Blue Zone) terão transmissão ao vivo?
Sim, pelo canal oficial do MMA no YouTube. 

Os debates poderão ser conduzidos em português?
Sim. Haverá tradução simultânea português/inglês.

O Pavilhão Brasil oferecerá tradução simultânea português–inglês e inglês–português?
Sim, garantida pela organização dos Pavilhões Brasil.

Essa tradução será responsabilidade da organização do Pavilhão ou dos organizadores dos painéis?
A tradução é oferecida pela organização dos Pavilhões Brasil.

Haverá interpretação em LIBRAS disponível sem necessidade de contratação adicional?
Não está prevista a contratação de intérpretes de LIBRAS.

Programação e Participação

É possível ampliar o número de painelistas após a aprovação da proposta?
Não é recomendado, pois o espaço e o número de assentos são limitados. O tempo do painel (1 hora) será estritamente obedecido.

Há um limite máximo de participantes por painel (por exemplo, seis pessoas)?
Recomenda-se 1 moderador, além de até 4 painelistas, para garantir tempo adequado de fala para todos.

É possível atualizar listas de palestrantes já enviadas (por exemplo, substituições ou inclusão de novos nomes)?
Alterações podem ser avaliadas caso sejam justificadas, mas devem ser informadas com antecedência aos pontos focais do MMA, respeitando os prazos internos de organização.

Há outros eventos ou reuniões voltados a governos locais e regionais dentro da Zona Azul que possam ser relevantes?
Sim. Recomenda-se acompanhar a programação completa e os horários dos painéis no site do MMA, disponível neste link.

 

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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
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    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
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    • 12. Dados Abertos
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      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
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