Notícias
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Governo federal viabiliza doação de 11 mil mochilas para participantes de eventos ambientais
Distribuição dos itens foi iniciada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, nesta semana - Foto: Acervo MMA
Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Itaipu Nacional permitiu a doação de 11 mil mochilas para participantes de eventos relacionados à educação ambiental, ainda em 2025. A distribuição dos itens foi iniciada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), em Brasília, nesta semana.
O material foi requisitado pelo MMA à Receita Federal, que já havia apreendido as mochilas no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Os itens teriam como destino possível a oferta em leilão, a inutilização ou a destruição. O diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA, Marcos Sorrentino, explicou que agora “as mochilas vão ganhar uma nova função social e educativa”.
A solicitação dos materiais foi fundamentada nos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, pilares essenciais para a administração pública, ponderou Sorrentino. “Proporcional por trazer benefícios claros como a economia de recursos e o reaproveitamento de materiais. E razoabilidade por estar em consonância com plano estratégico do órgão, que atende à otimização dos recursos disponíveis.”
O superintendente da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, auditor fiscal Fabio Boschi, assinalou que "com destinações como esta a Receita Federal transforma o que seria produto de crime em um ativo a ser usado de forma positiva pela sociedade brasileira."
Além de armazenar as mochilas na sede do PrevFogo, o Ibama forneceu os caminhões para transportar o material que estava no Porto de Itapoá, em Itapoá, litoral catarinense, até a capital federal, percurso de aproximadamente 1,5 mil quilômetros. Já a Itaipu Nacional, assumiu a personalização do material, adequando ao contexto dos eventos educacionais.
As mochilas serão distribuídas em quatros eventos que serão promovidos ou contam com o apoio do MMA. Além da 5ª CNMA, que reuniu mais de 3 mil pessoas para debater ações de enfretamento às mudanças climáticas e seus impactos no Brasil, os itens beneficiarão os participantes do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em julho, na cidade de Manaus (AM). Com público estimado de 2,5 mil educadores, o congresso debaterá a elaboração e a implementação de políticas públicas que possam repercutir nas Conferências Internacionais de Meio Ambiente, a exemplo da COP30.
Em setembro, o material será disponibilizado para os 1,5 mil participantes previstos para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente. O evento ocorrerá em Brasília e é organizado pelo MMA, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa mobilizará todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), com tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”. Haverá também o X Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, previsto para outubro, com 4 mil participantes aproximadamente
“Esse esforço conjunto simboliza o compromisso dessas instituições com a agenda da educação ambiental e com a promoção de políticas públicas integradas, sustentáveis e eficientes”, finalizou Marcos Sorrentino.
A parceria contempla outras dez malas, que serão utilizadas para finalidades administrativas do MMA.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA