Juventudes na Construção da Justiça Climática
Esta revista é parte da construção ativa do Governo Federal em fortalecer e equalizar as vozes das juventudes. Compreender e assumir que as juventudes são protagonistas na construção da justiça climática, tema central desta edição, é reconhecer e valorizar o que elas sabem, vivenciam e constroem cotidianamente em seus territórios, abrindo caminhos para um mundo mais digno para todas as formas de vida da Terra.
A Revista Juventude e Meio Ambiente integra a agenda de juventudes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Lançada em sua primeira edição teve como tema “Territórios: espaços para o exercício da cidadania da juventude” em 2014, seguida da segunda edição, em 2015, com o tema “A juventude na busca pela sustentabilidade: da Agenda 21 ao pós-2015”.

- Capa da 3ª Edição da RevistaJuventudes e Meio ambiente - Juventudes na Construção da Justiça Climática
Nesta terceira edição, a revista renasce com um novo conceito — agora no plural — para refletir a pluralidade das juventudes brasileiras. Essa mudança simboliza o reconhecimento da diversidade que habita o país: juventudes de diferentes territórios, cores, culturas e vivências, expressas em múltiplas corporeidades e modos de existir.
Para esta edição, foram recebidos 76 materiais produzidos por jovens de todas as regiões do Brasil. Desses, 30 foram selecionados para compor esta publicação, que reúne vozes engajadas na luta socioambiental e comprometidas com a construção de políticas públicas integradas entre os setores público, privado e a sociedade civil.
O lançamento desta edição ocorre em um momento histórico: o Brasil sedia a COP 30, um marco de incidência e participação social em um dos principais espaços de negociação e compromisso internacional com o presente e o futuro do planeta. Convidamos a todos, jovens, pesquisadores, gestores publicos, professores e toda a sociedade civil que conheça a 3ª edição lançada.
Que as vozes das juventudes sigam ecoando, inspirando e transformando o mundo
Revista Juventudes e Meio Ambiente (2025) - 3ª Edição - Juventudes na Construção da Justiça Climática (em breve)
Edital para a 3ª edição da Revista Juventudes e Meio Ambiente (2025) - fechado
A revista faz parte de um compromisso do governo com o fortalecimento das juventudes de forma transversal nas ações e programas nacionais, a publicação é um espaço colaborativo, feito de, com e para as juventudes, que busca dar visibilidade a experiências, reflexões, pesquisas e produções artísticas de jovens que estão atuando em seus territórios e coletivos para enfrentar as crises socioambientais e construir um futuro mais justo para toda a vida humana e não humana na Terra.
Podem ser enviados:
- Fotografias;
- Reportagens e relatos de experiências;
- Poemas, poesias ou slams;
- Charges e artes digitais;
- Artigos acadêmicos e artigos livres (por bioma e tema geral);
- Cartas e manifestos para a COP 30.
Prazo de envio: até 24/09/2025
Envio das contribuições: juventudes@mma.gov.br
A publicação está prevista para novembro de 2025.
A “Revista Juventude e Meio Ambiente” é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), lançada em sua 1ª edição no ano de 2014 e 2ª edição em 2015, com o objetivo de, através de uma publicação colaborativa, estabelecer um canal de troca de informações para o fortalecimento da articulação e dos debates sobre juventudes e meio ambiente e da própria incidência política das e dos jovens nas agendas ambientais. A revista, reintitulada "Revista de Juventudes e Meio Ambiente”, funciona ainda como um instrumento para dar visibilidade a experiências criativas, inovadoras e engajadas na agenda socioambiental de, com e para jovens em todo o território nacional, possibilitando inspirar a ação e a reflexão de outros jovens, organizações da sociedade civil, governos e empresas. A Revista Juventudes e Meio Ambiente considera os direitos da juventude brasileira em sua diversidade, de acordo com Estatuto da Juventude, e conta com um Conselho Editorial responsável por recepcionar e selecionar as produções das juventudes.
Para acessar o edital 2025: Clique aqui.
Anexo 1 - Termo de autorização de uso
Anexo 2 - Ficha de informações fotografia
Resultado dos Textos Selecionados 2025: Clique aqui