Notícias

Processo iniciado para viabilizar a concessão de mais oito parques nacionais

Publicado em 10/02/2021 20h13 Atualizado em 10/02/2021 20h16

Foto: Karla Paiva

Iniciativa do Governo Federal vai abranger parques de seis estados brasileiros

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciaram hoje as ações preparatórias para a concessão de oito unidades de conservação federais (UC). Os editais para estudos serão lançados ao longo da semana do dia 22 de fevereiro.

As UC contempladas são o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional de Ubajara (CE) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Os editais para a contratação de estudos serão lançados no âmbito de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

Concessões de parques nacionais

A agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente tem 18 parques encaminhados para concessão, em diferentes estágios do processo. Em janeiro deste ano, foi realizado o leilão para a concessão dos parques de Aparados da Serra e Serra Geral, com quatro vezes mais interessados que a média de outras concessões e R$ 260 milhões previstos em investimento.

 

 

 

Ascom MMA 
(61) 2028-1227