Notícias

Lixão Zero e concessão de parque ganham foco em visita ministerial a Novo Airão

Ministro do Meio Ambiente inspecionou lixões no município e visitou Parque Nacional de Anavilhanas
Publicado em 16/07/2021 18h15 Atualizado em 16/07/2021 18h27

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, cumpriu no início da semana agenda no município de Novo Airão, no estado do Amazonas. O ministro visitou o Parque Nacional de Anavilhanas, verificando oportunidades e necessidades para a conservação do parque pela via do ecoturismo e inspecionou dois lixões a poucos quilômetros da entrada do parque.

Localizado entre os municípios de Novo Airão e Manaus, o Parque Nacional de Anavilhanas tem mais de 350 mil hectares e compreende um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Em abril deste ano, o parque foi qualificado por Decreto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), junto a outras 8 unidades de conservação federais no AM, CE, DF, MS, MT, PI, RJ e SP. O objetivo da concessão é fortalecer a conservação ambiental por meio da potencialização do ecoturismo, além de associar e consolidar 

No âmbito da Agenda Ambiental Urbana, fizeram parte da visita o reconhecimento da coleta de lixo do município, a inspeção de dois lixões para onde parte dos resíduos coletados no município são destinados, e ainda a apresentação de iniciativas locais de reciclagem.

O ministro participou ainda da soltura de um macaco que foi encontrado pela equipe do parque na área urbana do município, e que foi solto logo depois, dentro dos limites da unidade de conservação.

 

Ascom MMA
(61)2028-1227