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Publicado em 11/09/2024 13h59 Atualizado em 26/11/2025 14h53

No período colonial, as terras do país pertenciam à Coroa Portuguesa e sua transferência a particulares era realizada por meio das denominadas sesmarias. Somente em setembro de 1850, com a promulgação da Lei de Terras, surge uma legislação sobre o tema. A Constituição de 1891 atribuiu as terras devolutas aos estados, restando reservadas à União somente aquelas que fossem necessárias à defesa nacional. Com isso, diversificou- se a legislação sobre a aquisição de terras públicas e cada estado passou a dispor de lei própria, adequada às suas peculiaridades, porém em grande parte semelhantes à Lei de Terras de 1850.

Em 1934 foi outorgada nova Constituição, dispondo que o direito de propriedade não poderia ser exercido contra o interesse social ou coletivo. Era a primeira vez que uma Constituição brasileira declarava que a propriedade não era um direito absoluto. Já em 1937, outra Constituição foi outorgada, garantindo o direito de propriedade, cujo conteúdo e limites seriam definidos em leis. 

Nesse período, o governo Vargas promoveu a “Marcha para o Oeste”, buscando a integração nacional através da ocupação de grandes “espaços vazios” das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Essa política expansionista foi formada por um conjunto de ações governamentais que incluíam a implantação de colônias agrícolas em terras devolutas e a implantação de infraestrutura necessária para o desenvolvimento econômico, como estradas, aeroportos, hospitais e escolas. Porém, esses “espaços vazios” muitas vezes eram grandes extensões de terras já ocupadas por indígenas, comunidades tradicionais e pequenos posseiros. Assim, muitas vezes essa ocupação resultou em conflitos e insegurança em relação aos direitos de propriedade.

No início da década de 1970, o governo militar passou a incentivar a ocupação da Amazônia por meio de projetos de colonização, partindo do princípio de que a ocupação da região Norte seria a solução para a diminuição dos conflitos no campo, ao passo em que fomentava a proteção do território e a soberania nacional. Assim, em 1970, foi criado o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a missão de implementar a política de ocupação da Amazônia. Antes de instalar os projetos de colonização, o Incra deveria promover a discriminação das terras devolutas federais, reconhecer as posses legítimas e reincorporar ao patrimônio da União as terras ilegalmente ocupadas.

O processo discriminatório de terras devolutas

O processo discriminatório de terras devolutas consiste na identificação e separação das terras públicas das terras particulares. No âmbito da União, ele é disciplinado pela Lei nº 6.383/1976, sendo o Incra o órgão responsável pela discriminação e arrecadação de terras devolutas federais, bem como pela promoção do registro no Cartório de Registro de Imóveis, em nome próprio ou da União.

Inicialmente, é criada uma comissão especial e determina-se a área a ser discriminada por meio de alguns critérios, como presumível presença de terra devoluta, áreas de tensão social e áreas contíguas àquelas já discriminadas. A comissão especial procede então ao levantamento do perímetro da área, das ocupações e das propriedades particulares e, concluído o levantamento de todas as informações necessárias, os interessados são convocados a apresentarem seus títulos, documentos e demais informações pertinentes, via edital e/ou notificação. De posse dessa documentação, a comissão procede a sua análise. Também pode ser proposta uma ação discriminatória judicial, caso os interessados não atendam a convocação por edital ou por notificação.

Havendo dúvidas sobre a legitimidade do título, a procuradoria jurídica do Incra deve analisar o documento e iniciar ação de cancelamento do registro. As ocupações passíveis de regularização recebem a licença de ocupação e tem preferência na aquisição de terras públicas de até 100 hectares. As propriedades com títulos regulares são excluídas do processo. Após essa etapa, as terras devolutas discriminadas são demarcadas e registradas no Cartório de Registro de Imóveis, em nome da União – tratam-se das glebas públicas federais.

Diversos projetos de colonização foram implantados ao longo das grandes rodovias federais na Amazônia, como foi o caso dos assentamentos ao longo da rodovia BR-163, ligando Cuiabá à Santarém, e da BR-230, a Transamazônica.

Com o fim do regime militar, um novo período democrático se iniciou em 1985 e uma nova constituição foi promulgada. A Constituição Federal de 1988, em vigor até os dias de hoje, determina que a destinação de terras públicas e devolutas deve ser compatibilizada com a política agrícola e com o Plano Nacional de Reforma Agrária e prevê a desapropriação por interesse social. A partir da promulgação da Constituição de 1988, surgiu também um novo arcabouço legal, com normas sobre registro e cadastro de imóveis rurais, direitos sobre o uso da terra e com a criação de regras para conservação ambiental, reforma agrária, destinação de terras públicas e regularização fundiária.

De acordo com a base Cartos, do Incra, 121,30 milhões de hectares estão registrados como glebas públicas federais rurais, dos quais 116,57 milhões (ou 99%) encontram-se na região da Amazônia Legal. Desse total, 67,5 milhões de hectares já se encontram destinados, restando, portanto, outros 53,8 milhões de hectares a destinar.

Figura 2_Destinação de florestas públicas.jpeg
Distribuição espacial das glebas públicas federais na Amazônia Legal.
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
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    • 11. Perguntas Frequentes
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      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
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