2ª Atualização das Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade 2018
O trabalho desenvolvido para cada bioma contou com a execução de diferentes parceiros técnicos selecionados, por meio de edital público, entre instituições de ensino e pesquisa, e organizações não governamentais. E estes processos foram apoiados por diferentes projetos e utilizaram diferentes fontes de financiamento.
Em todos os Biomas, foi utilizada a metodologia aprovada pela CONABIO por meio da Deliberação CONABIO nº 39 de 14/12/2005, e baseou-se na utilização do software Marxan, e na integração de atividades de modelagem computacional, com a validação da informação gerada por especialistas de diferentes setores e regiões dos biomas.
Um total de quatro oficinas foram organizadas, para cada um dos processos desenvolvidos por bioma, sendo coordenadas conjuntamente pela equipe do MMA e da instituição executora:
1 - Oficina de Alvos e Metas de Conservação; 2 - Oficina de Custos, 3 – Oficina de Oportunidades e 4 – Oficina Final de Seleção das Áreas e Recomendação das Ações.
Cada oficina é precedida do envio aos especialistas dos resultados dos estudos computacionais, que durante os eventos são validados e ou complementados, quando for o caso, com informações oriundas de conhecimento técnico e observacional dos participantes.
Os resultados obtidos para cada um dos biomas são sistematizados em um único mapa (pdf e shapefiles) e em fichas descritivas das áreas com suas ações recomendadas, além da informação de importância biológica e prioridade de ação.
A Portaria nº 463 de 18 de dezembro de 2018, do Ministério do Meio Ambiente incorpora os resultados da 2ª Atualização do Cerrado, Pantanal e Caatinga, já reconhecidos pela Portaria n°223, de 21 de junho de 2016.
Solicitamos que, caso seja encontrada alguma inconsistência, que nos seja informada para o endereço eletrônico areasprioritarias@mma.gov.br.
Amazônia
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação da Amazônia ocorreu durante os anos de 2017 e 2018, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores de órgãos governamentais estaduais e federais, organização da sociedade civil, setores econômicos e representantes de diversas instituições.
O processo foi conduzido pelo MMA, com a parceria técnica do consórcio formado entre WWF, TNC e Museu Paraense Emílio Goeldi contratados por edital público do Projeto ARPA.
Para donwload:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA
SHAPEFILES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DA AMAZÔNIA COM OS DEMAIS BIOMAS E ZONA COSTEIRA MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA
LISTA DE AÇÕES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS AMAZÔNIA
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA (ALVOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA (CUSTOS e OPORTUNIDADES)
Caatinga
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação da Caatinga ocorreu durante os anos 2014 e 2015, a partir de um processo participativo, que contou com a presença de representantes de diversos órgãos federais (ex. MMA, ICMBio, IBAMA, IBGE), Secretarias do Meio Ambiente de 10 estados brasileiros, Universidades Federais, Estaduais e outros órgãos de pesquisa, além de ONGs nacionais e internacionais.
Foi coordenado pelo MMA com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa Greentec Tecnologia Ambiental, contratada por meio de edital público do PNUD (BRA011).
Para donwload:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA
SHAPEFILES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DA CAATINGA COM OS DEMAIS BIOMAS E ZONA COSTEIRA E MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA (ALVOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA CAATINGA (CUSTOS)
*As áreas prioritárias apresentadas nos shapefiles e fichas referentes aos biomas Cerrado, Pantanal e Caatinga são as mesmas da Portaria 223/2016, que foi revogada pela primeira, com exceção das áreas em sobreposição que estão apresentadas em um arquivo separado (Áreas híbridas com demais biomas e Zona Costeira e Marinha).
Cerrado e Pantanal
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação no Cerrado e Pantanal ocorreu durante os anos de 2011 e 2012, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores e representantes de diversas instituições.
O processo foi conduzido pelo MMA, com a participação técnica do WWF no âmbito das negociações da RTRS, sigla em inglês para Mesa Redonda da Soja Sustentável, e com o apoio do WWF Brasil.
Para download:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO CERRADO E PANTANAL
SHAPES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO CERRADO E PANTANAL
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DO CERRADO E PANTANAL COM OS DEMAIS BIOMAS E ZONA COSTEIRA E MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO CERRADO E PANTANAL
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO CERRADO E PANTANAL
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO CERRADO E PANTANAL (ALVOS)
*As áreas prioritárias apresentadas nos shapefiles e fichas referentes aos biomas Cerrado, Pantanal e Caatinga são as mesmas da Portaria 223/2016, que foi revogada pela primeira, com exceção das áreas em sobreposição que estão apresentadas em um arquivo separado (Áreas híbridas com demais biomas e Zona Costeira e Marinha).
Mata Atlântica
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica ocorreu durante os anos de 2017 e 2018, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores de órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, organização da sociedade civil, setores econômicos e representantes de diversas instituições.
Foi coordenado pelo MMA, com o apoio técnico do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE, contratado por meio de edital público do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável Brasil-Alemanha no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha.
Para download:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA
SHAPEFILES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DA MATA ATLÂNTICA COM OS DEMAIS BIOMAS E ZONA COSTEIRA E MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA
LISTA DE AÇÕES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS MATA ATLÂNTICA
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA (ALVOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA (CUSTOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA MATA ATLÂNTICA (OPORTUNIDADES)
Pampa
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação do Pampa ocorreu durante os anos de 2017 e 2018, por meio de várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores de órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, organização da sociedade civil, setores econômicos e representantes de diversas instituições.
Foi coordenado pelo MMA, com o apoio técnico do Instituto Curicaca, contratado por meio de edital público no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre MMA e FUNBIO para operacionalizar o saldo remanescente do PROBIO 2. Contou ainda com o apoio técnico da UFRGS, da Fundação Zoobotânica do RS e da Fundação Luterana de Diaconia – FLD.
Para download:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA
SHAPEFILES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DO PAMPA COM OS DEMAIS BIOMAS E ZONA COSTEIRA E MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA
LISTA DE AÇÕES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS PAMPA
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA (ALVOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA (CUSTOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DO PAMPA (OPORTUNIDADES)
Zona Costeira e Marinha
O processo da 2ª atualização das áreas prioritárias para conservação da Zona Costeira e Marinha iniciou-se em 2014 e foi concluído em 2018, e contou com várias reuniões técnicas temáticas, com a participação de pesquisadores, gestores de órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, organização da sociedade civil, setores econômicos e representantes de diversas instituições.
Foi coordenado pelo MMA, com o apoio técnico do consórcio formado pela Conservação Internacional e o WWF-Brasil, contratado por meio de edital público com recursos do Projeto GEF Mar.
Para download:
MAPA DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA
SHAPEFILES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA
SHAPEFILES DAS ÁREAS HÍBRIDAS DOS DEMAIS BIOMAS COM A ZONA COSTEIRA MARINHA
FICHAS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA
LISTA DE AÇÕES DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS ZONA COSTEIRA A MARINHA
KML DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA (ALVOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA (CUSTOS)
BANCO DE DADOS DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS DA ZONA COSTEIRA E MARINHA (OPORTUNIDADES)
Mapas dos Estados
Estão disponíveis abaixo a imagem dos mapas das áreas prioritárias em cada Estado, incluindo as áreas em sobreposição entre os biomas ou com a Zona Costeira e Marinha.
Para download:
MAPAS DE CADA ESTADO
Amazonas
Acre
Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rondônia
Roraima
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins