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COP14 da CMS

Acordo internacional reforça proteção a animais migratórios

COP14 da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres foi realizada no Uzbequistão
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Publicado em 21/02/2024 20h50 Atualizado em 26/02/2024 20h29
COP14 da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres, em Samarcanda. Foto: Anvar Zokirov/CMS

COP14 da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres, em Samarcanda. Foto: Anvar Zokirov/CMS

A 14ª Conferência das Partes (COP14) da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS, na sigla em inglês) aprovou a inclusão de 14 espécies ou subespécies em seus anexos, quatro destes por proposta do Brasil. Os 133 países-membros do acordo reuniram-se de 12 a 17 de fevereiro em Samarcanda, no Uzbequistão.

Mais de 100 resoluções, decisões e medidas foram aprovadas na COP14, entre elas as propostas brasileiras para adicionar a dourada, a piramutaba, o tubarão-mangona e o boto-de-Lahille à convenção.

Criada em 1979 e implementada em 1983, a CMS criou uma plataforma global para a preservação de espécies migratórias e seus habitats. O acordo reúne países por onde os animais se deslocam, buscando promover maior cooperação internacional para protegê-los.

As espécies protegidas pela convenção são distribuídas em dois anexos. O “Anexo I: espécies migratórias ameaçadas de extinção” reúne animais migratórios em perigo de extinção em toda sua área de distribuição ou parte significativa dela. São classificados como em “risco muito alto de extinção na natureza no futuro próximo” e têm a caça e pescas proibidas, com poucas exceções. 

Já o “Anexo II: espécies migratórias conservadas por meio de Acordos" lista animais que precisam ou se beneficiariam de acordos internacionais para sua conservação e manejo. Uma espécie pode estar simultaneamente nos dois anexos.

A dourada (Brachyplatystoma rousseauxii), importante para a economia regional na região amazônica, foi incluída no Anexo II. O peixe se reproduz na região andina, e os filhotes descem para a engorda na Foz do Rio Amazonas, percorrendo 11,6 mil km, a migração mais longa do mundo em águas continentais.

“Para que possamos proteger essas espécies importantes para a economia, para a pesca, e promover seu uso sustentável pelos povos que vivem na Amazônia, precisamos de ações integradas entre os países onde a migração ocorre”, afirmou Verônica Alberto Barros, chefe de projetos do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA.

A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii), encontrada principalmente nas Bacias Amazônica e do Rio Orinoco, também foi incluída no Anexo II. Seu trajeto de migração anual pode chegar a cerca de 3,1 mil km. A proposta destaca que a gestão sustentável dos recursos pesqueiros é importante para a conservação e para a sobrevivência das comunidades locais.

O Brasil também sugeriu a inclusão do tubarão-mangona (Carcharias taurus), espécie criticamente em perigo de extinção, nos Anexos I e II. A pesca do animal já é proibida no Brasil devido à sua inclusão na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção pela Portaria MMA nº 148, de 2022.

A medida é necessária para a recuperação do tubarão-magona, que tem um declínio populacional superior a 80% nas últimas três gerações.

O boto-de-Lahille (Tursiops truncatus gephyreus) foi incluído nos Anexos I e II por proposta do Brasil, Argentina e Uruguai. Esta subespécie de golfinho  é categorizada como “Em Perigo” na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção.

“Isso permitirá desenvolver de forma integrada ações para a conservação dessa subespécie, em consonância com o planejado em outra convenção, a Comissão Internacional da Baleia, onde estamos preparando um plano de manejo entre esses três países para a conservação do boto”, afirmou Verônica.

A conferência também aprovou a Iniciativa Onça-Pintada, que busca cooperação internacional entre os países que têm o animal em seus territórios:

“O objetivo é que a gente consiga desenvolver corredores transfronteiriços, que são um grande desafio de gestão e governança. A ideia é montar um plano de trabalho para facilitar a cooperação entre os países que possuem a onça-pintada, principalmente em zonas transfronteiriças”, afirmou Ronaldo Morato, coordenador-geral do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais.

A CMS incentiva seus membros a firmar parcerias globais ou regionais para a preservação de espécies, ou seja, é uma convenção que gera instrumentos separados. Entre eles, outros tratados vinculantes e mecanismo como memorandos de entendimento e planos de ação.

Meio Ambiente e Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
      • Consultoria Jurídica
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      • Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)
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      • Mudança do Clima
    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
      • 14.2 Transparência Proativa
      • 14.3 Tecnologia da Informação
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