Contexto
No Brasil, o baixo desempenho dos estudantes em Matemática persiste ao longo de toda a Educação Básica e a evolução da aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental revela a estagnação das proficiências nas últimas sete edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A porcentagem de estudantes negros e daqueles com menor nível socioeconômico que apresentam desempenho abaixo do esperado em Matemática é superior à média nacional. Além disso, as proficiências gerais em Matemática, observadas nas avaliações de larga escala, são inferiores ao nível necessário para garantir o efetivo direito à aprendizagem, com desigualdades significativas impactando o aprendizado dessa disciplina.
Diante desse cenário, melhorar a aprendizagem em Matemática se torna uma tarefa urgente e essencial. O Ministério da Educação, como coordenador da Política Nacional de Educação, propõe o Compromisso Nacional Toda Matemática, reafirmando o compromisso de assegurar direito à aprendizagem em matemática de qualidade para todos, superando a ideia prevalente de que a educação matemática de qualidade é seletiva e acessível apenas a poucos.
Cenário Desafiador
- A Matemática é fundamental para a trajetória educacional, o desenvolvimento profissional e o exercício pleno da cidadania. A baixa aprendizagem nessa área limita a progressão escolar, o ingresso e a permanência no ensino superior.
- 73% dos estudantes brasileiros apresentam desempenho insuficiente em Matemática, ficando abaixo da média da OCDE (PISA 2022). Muitos demonstram dificuldades com conceitos básicos, como cálculos simples e conversão de moedas.
- A aprendizagem adequada em Matemática cai ao longo da educação básica: de 43,5% no 5º ano do Ensino Fundamental para 16,5% no 9º ano (SAEB 2023). No Ensino Médio, o cenário é ainda mais crítico: apenas 5,2% dos estudantes da 3ª série atingem níveis adequados sem dominar habilidades como de aprendizagem.
- Estudantes do 9º ano permanecem no Nível 3 da escala do SAEB, sem progredir para níveis mais avançados, como a conversão de unidades de medida em situações-problema. A maioria conclui o Ensino Médio sem domínio dos conceitos essenciais.
- Cerca de 24% dos docentes que ensinam Matemática no Brasil não possuem formação na área. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apenas 66,4% dos professores possuem formação adequada, fato que impacta diretamente a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes.