Contexto
Um dos principais objetivos do Ministério da Educação, enquanto ação de fomento às políticas públicas, é apoiar, promover e estimular, na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a tríade ensino, pesquisa e extensão. Os Institutos Federais, conforme a Lei nº 11.892/2008, têm por finalidade não apenas formar e qualificar cidadãos para atuação nos diversos setores da economia, mas também contribuir diretamente para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, com forte ênfase na inovação e na inserção social.
Nesse sentido, a atuação dos IFs envolve:
- o desenvolvimento e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e regionais;
- a consolidação e fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais locais, com base no mapeamento de suas potencialidades;
- a implementação de programas de extensão e divulgação científica e tecnológica, aproximando ciência e sociedade;
- e a promoção do empreendedorismo, do cooperativismo e da pesquisa aplicada como eixos estratégicos de desenvolvimento.
Assim, toda formação e construção em torno da tríade ensino, pesquisa e extensão ultrapassa os limites internos de cada Instituto, envolvendo também relações, territórios, trocas e múltiplos atores sociais. Nesse contexto, as Indicações Geográficas (IGs) se apresentam como instrumentos potentes para potencializar, articular e ampliar ações, permitindo que o trabalho desenvolvido nos IFs dialogue diretamente com os Arranjos Produtivos Locais (APLs). As IGs, ao valorizar identidades culturais, sociais e territoriais, favorecem a articulação entre formação acadêmica e demandas reais da sociedade, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.