Disciplinas
Publicado em
11/03/2024 15h27
Atualizado em
14/11/2025 19h33
| Disciplina | Professor | Ementa | Créditos | Horas |
| Acervos Documentais: preservação e acesso | Hilário Figueiredo Pereira Filho | A presente disciplina destaca as principais práticas de preservação aplicadas aos acervos arquivísticos, relacionando as mesmas com as recentes discussões na área da conservação preventiva. Valorizam-se os debates contemporâneos em torno do acesso público às fontes documentais, tendo como perspectiva a compreensão do contexto de redemocratização da década de 1980 até à contemporaneidade. Além disso, as interfaces e ligações entre as atividades da pesquisa e a importância da preservação do patrimônio documental tornam-se pontos importantes de reflexão. A necessidade de integrar as áreas de pesquisa, documentação e conservação preventiva aponta para a identificação de projetos que congreguem o mesmo objetivo: a preservação do patrimônio cultural. | 1 | 15h |
| Arte e Patrimônio: construção de sentidos | Marcus Tadeu e Daniel Ribeiro | Arte do período colonial. A arte brasileira e suas fontes históricas. Arte colonial: o que é isto? Os estilos brasileiros dentro de sua ambiência europeia e latino-americana. Retratos da terra e as diversidades da arte da fase colonial. Mudanças e permanências no século XVIII. Arte no século XIX. Um patrimônio plural e desconhecido: pintura, escultura e arquitetura. Uma busca de identidade: consciência e alienação. Fim de século: “tradição e ruptura”. Arte no século XX. Pródromos da modernidade. Uma redescoberta do Brasil e a busca de uma nova identidade na arte. | 1 | 15h |
| Coleções e Acervos: proteção legal e pesquisa | Adriana Sanajotti Nakamuta |
Estimular no aluno o desenvolvimento do olhar crítico sobre a problemática dos objetos ditos artísticos, assim como de acervos públicos e privados, enfatizando-se as questões conceituais sobre os objetos e as coleções em que se integram sistematicamente. Compreender os processos de atribuição de valor e proteção de acervos e coleções no âmbito do IPHAN, a partir da análise de processos de tombamentos e estudos de casos sobre a realização de inventários de bens móveis e integrados. Programa da disciplina: • Qual o uso que se faz da arte hoje; • Por que se faz arte; • A importância da arte para o homem; • Arte e apoio do mecenato para sua produção; • Histórico dos processos ligados ao colecionismo; • Formação de coleções no exterior e no Brasil; • A atribuição de valor – questões conceituais e metodológicas; • A importância do inventário de bens móveis e integrados; • A proteção legal do bem móvel: acervos e coleções privadas e públicas; • A problemática do mercado de arte. | 1 | 15h |
| Conservação e Requalificação Urbana | Lia Motta | A disciplina propõe uma discussão sobre as cidades brasileiras como bens culturais e seus processos de patrimonialização, conservação e requalificação, ilustrada com casos a respeito do tema. Aborda políticas públicas, problemas, conflitos e potenciais da patrimonialização das cidades. Apresenta uma proposta de periodização da preservação urbana no Brasil. Cita referenciais teóricos que vêm orientando a proteção das cidades. Aborda a virada conceitual de patrimônio na redemocratização, com a adoção de um conceito na Constituição Federal de 1988, favorecendo a atribuição de valores aos sítios urbanos. Reflete acerca da construção de uma memória social, que condiciona a valorização das cidades. Explora a identificação e participação dos “sujeitos” da patrimonialização, conservação e requalificação urbana. | 1 | 15h |
| Constituição do Campo do Patrimônio (Brasil) | Márcia Regina Romeiro Chuva | Constituição do campo do patrimônio cultural em relação aos processos de formação do Estado e construção da nação e especificidades do caso brasileiro. Práticas de patrimonialização e processos de atribuição de valor de patrimônio no Brasil em perspectiva histórica; da noção de patrimônio histórico e artístico nacional à noção de referência cultural no Brasil; os agentes do patrimônio e as relações entre intelectuais e Estado nas ações de preservação do patrimônio cultural. | 1 | 15h |
| Constituição do Campo do Patrimônio (Internacional) | Hilário Figueiredo Pereira Filho e Lia Motta | A disciplina aborda os principais tópicos da historiografia relativa à formação e consolidação do campo do patrimônio cultural a partir do final do século XVIII, no contexto de formação dos estados nacionais, assim como os processos da mundialização do tema e a implantação de instituições internacionais no século XX. Será discutido o desenvolvimento do campo no século XIX, XX e XXI, apontando as principais questões relacionadas ao tratamento de diferentes tipos de bens, as principais teorias, documentos internacionais e valores atribuídos aos bens culturais. Será dada ênfase ao papel desempenhado pela Unesco como um organismo especializado da ONU, buscando discutir o seu sistema de governança global e a preservação em um contexto internacional, assim como conceitos, categorias, tipologias do patrimônio na atualidade. | 1 | 15h |
| Estudos de Caso I: patrimônio imaterial | Joseane Paiva Macedo Brandão | A disciplina trata da trajetória da construção da política de salvaguarda dos bens culturais de natureza imaterial no âmbito federal por meio do estudo de casos concretos. O horizonte das possibilidades de análise tem os seguintes eixos: 1) conceitos e contextos socioeconômicos e políticos que informam as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural de natureza imaterial no Brasil; 2) Formulação, definição e implementação de seus instrumentos e programas; 3) Crítica reflexiva aos processos de inventário, registro e salvaguarda como instrumentos de proteção e de produção de conhecimento; 4) Responsabilidade e ética do pesquisador; 5) Mediação e retorno da pesquisa aos sujeitos e grupos envolvidos; 6) Processos que propiciaram a apropriação dos instrumentos e a participação ativa dos atores sociais que produzem, mantêm e transmitem o patrimônio nos processos de identificação, reconhecimento e salvaguarda. | 1 | 15h |
| Estudos de Caso II: patrimônio material | Lia Motta e Luana Cristina da Silva Campos | Apresentação de casos relacionados à proteção do patrimônio material que possam orientar reflexões sobre a trajetória da preservação desses bens no Brasil. Participação de convidados(as) com experiência e/ou vivência no campo do patrimônio. | 1 | 15h |
| Estudos de Caso III: patrimônio natural e paisagem | André Bazzanella e Claudia Feierabend Baeta Leal | O objetivo da disciplina é discutir a preservação de elementos naturais a partir da perspectiva do patrimônio cultural, com foco nas categorias de patrimônio natural e paisagem. Para tanto, propõe-se apresentar um panorama dos debates e ações nacionais e internacionais sobre a preservação da natureza, assim como analisar estudos de caso de propostas de reconhecimento de bens naturais e paisagens como patrimônio cultural e as especificidades de sua gestão. | 1 | 15h |
| Espaço e Patrimônio | Rafael Winter Ribeiro e Filipe Gracioli | O aluno deverá analisar o patrimônio a partir das múltiplas possibilidades que uma abordagem espacial permite. Será privilegiada uma discussão que aborde a força e a forma com as quais categorias espaciais têm sido adotadas nas políticas de patrimônio, no Brasil e no mundo, em diferentes escalas, notadamente as categorias de paisagem, território e lugar, com ênfase na primeira. A partir dessas categorias serão discutidos temas como: processos de territorialização e desterritorialização, espaço e construção de identidades, representações e interpretações do espaço, processos de patrimonialização do espaço e paisagens culturais, a Convenção Europeia da Paisagem e abordagens como a de Paisagem Urbana Histórica (HUL) da Unesco. A partir da discussão de uma bibliografia sobre o tema e de estudos de caso, o curso pretende explorar as potencialidades e os limites das diferentes categorias espaciais na construção de políticas públicas de patrimônio cultural. | 1 | 15h |
| Identidade e Patrimônio Cultural | Joseane Brandão | O conceito de identidade e seus problemas: a construção social do I e do Me. Os processos e práticas sociais de construção, atribuição e apropriação de elementos culturais para a formação das identidades, em contextos pós-nacionais. Formas de representação e autorepresentação de si, como pessoa e como grupo (comunidade e sociedade). Usos do patrimônio como recurso para a formação e legitimação dos processos identitários. Tensões e conflitos na formação política e cultural das identidades. | 1 | 15h |
| Instrumentos de Valoração e Identificação do Patrimônio Cultural | Claudia Feierabend Baeta Leal e Luciano dos Santos Teixeira | A produção de conhecimento como principal instrumento de construção do valor de patrimônio. Ética e epistemologia: a preservação do patrimônio como prática social e política. Recursos teórico-metodológicos da produção de conhecimento, suas diferenças e especificidades disciplinares e os diferentes métodos de pesquisas e inventários. O papel das instituições de preservação na produção de conhecimento, visando à valorização, identificação e tratamento dos bens culturais como patrimônio. Conceitos e diferentes noções de patrimônio e sua relação com a proposição de métodos de identificação do patrimônio cultural, destacando o patrimônio como documento/monumento e a noção de referência cultural. Os sistemas de informação sobre o patrimônio cultural: algumas questões e problemas. O conhecimento como instrumento de preservação relacionado à perpetuação das informações contidas nos bens e às possibilidades de se promover ações de difusão e educação que visem à preservação do patrimônio. | 1 | 15h |
| Memória e Patrimônio Cultural | Juliana Ferreira Sorgine e Katia Brasilino Michelan | A proposta da disciplina é apresentar e debater junto com os alunos abordagens fundamentais acerca dos conceitos de memória em relação ao Patrimônio Cultural. Para tanto, em um primeiro momento serão discutidos temas fundamentais para se pensar a memória, a saber: o tempo e os regimes de historicidade. Num segundo momento, buscar-se-á debater com os alunos os estudos da memória no contexto das Ciências Humanas e de sua relação com o campo da preservação do patrimônio cultural. Em seguida, serão discutidos temas acerca das relações entre poder, instituições e memórias, levando em conta o caso específico do Iphan. O aluno será instado, assim, a refletir sobre as principais abordagens teóricas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. | 1 | 15h |
| Metodologia de Pesquisa I | Claudia Feierabend Baeta Leal e Juliana Ferreira Sorgine | Com o objetivo de capacitar e auxiliar o/a mestrando/a no recorte das práticas supervisionadas e na construção e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, esta disciplina será ministrada no formato de leituras dirigidas, exercícios escritos e aulas, constituindo-se em um espaço de troca de ideias, reflexão e discussão entre os/as discentes e o corpo docente. Considerando-se o caráter interdisciplinar do curso, a proposta é estimular os alunos a refletirem sobre os processos de construção das pesquisas, os desafios para a sua realização, tendo em conta as práticas de atuação profissional nas unidades, departamentos e instituições onde desenvolvem os trabalhos. Neste primeiro módulo da disciplina, o enfoque recairá sobre a leitura como prática de pesquisa – seja das fontes ou referências bibliográficas e teóricas – e o exercício da escrita, com vistas a auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa, assim como dos materiais de qualificação e da dissertação. Nas aulas deste módulo, pretendem-se iniciar as discussões sobre a escrita monográfica, buscando contribuir para o recorte temático, pesquisa e escrita, tornando o processo menos penoso e entendido como exercício de um esforço de sistematização, organização, argumentação e comunicação. | 2 | 30h |
| Metodologia de Pesquisa II | Claudia Feierabend Baeta Leal e Juliana Ferreira Sorgine | Com o objetivo de capacitar e auxiliar o/a mestrando/a no recorte das práticas supervisionadas e na construção e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, esta disciplina será ministrada por meio de aulas presenciais, com leituras dirigidas e exercícios escritos, constituindo-se em um espaço de troca de ideias, reflexão e discussão entre os/as discentes e o corpo docente. Considerando-se o caráter interdisciplinar do curso, a proposta é estimular os alunos a refletirem sobre os processos de construção das pesquisas, os desafios para a sua realização, tendo em conta as práticas de atuação profissional nas unidades, departamentos e instituições onde desenvolvem os trabalhos. Neste segundo módulo da disciplina, o enfoque recairá sobre dois importantes instrumentos de leitura e escrita: o fichamento e as citações, discutidos como pesquisa, acesso às ideias dos autores, interpretação das obras e inserção no debate acadêmico. Também se destacará a questão da ética e respeito à produção técnica e acadêmica, situando os riscos de plágio inadvertido. | 2 | 30h |
| Patrimônio Arqueológico: legislação e pesquisa | Alejandra Saladino e Luana Cristina da Silva Campos | Principais legislações aplicadas para a preservação do patrimônio arqueológico nas etapas de licenciamento patrimonial. Principais questões e teorias que constituem o campo da Arqueologia. Relações entre a Arqueologia e outros campos do conhecimento. Ética e o profissional arqueólogo como pesquisador, gestor ou professor. Arqueologia no pensamento preservacionista e a sua atuação no Iphan. Cartas Patrimoniais. Intervenções em sítios e coleções arqueológicas. Arqueologia sensível, comunidades indígenas e tradicionais. | 1 | 15h |
| Patrimônio, Cidadania e Diversidade Cultural | Daniel Reis e Renata Sá | Diversidade cultural como categoria organizadora de políticas públicas. A contribuição dos estudos de folclore; patrimônio cultural, negociação, conflito e reconhecimento social. Marco jurídico da proteção da diversidade cultural no âmbito internacional. A valorização da sociobiodiversidade e o reconhecimento das populações tradicionais enquanto detentores de direitos coletivos e difusos no âmbito cultural. A política de patrimônio e a salvaguarda dos conhecimentos tradicionais. Protagonismo dos detentores de bens culturais no âmbito das políticas públicas. | 1 | 15h |
| Patrimônio Cultural e Educação | Ana Carmen Amorim Jara Casco e Sônia Regina Rampim Florêncio | O curso pretende explorar e analisar as relações entre educação e patrimônio em seu contexto histórico, desde as formulações iniciais de criação do Serviço do Patrimônio até a ênfase que o assunto vem merecendo na história recente do Iphan, com a criação do conceito de Casa do Patrimônio e de redes, assim como trabalhos participativos como Inventários, Cartografias, etc. O termo Educação Patrimonial – significado e debates em torno da questão nos anos recentes. A educação no Iphan hoje e a importância das reflexões desenvolvidas a partir da criação do Mestrado Profissionalizante dentro do Instituto. Conceitos e metodologias – Entre modos de pensar e as práticas institucionais de ações participativas (estudos de caso). | 1 | 15h |
| Patrimônio Economia e Sustentabilidade | Analucia Thompson e Marcelo Antonio Sotratti | Cultura e desenvolvimento. A economia da cultura e a globalização. Valores econômicos do patrimônio cultural. Teorias da cultura de consumo. Indústria cultural e indústria criativa. A economia do turismo cultural. As relações global/local. A política nacional de turismo e a política nacional de cultura. Turismo e planejamento em conjuntos urbanos tombados. Patrimônio, economia e sociedade. Os usos do patrimônio | 1 | 15h |
| Patrimônio e Propriedade Intelectual | Patrícia Pereira Peralta | Abordar o sistema de propriedade intelectual e sua relevância na atualidade enfatizando a relação entre o patrimônio cultural e propriedade intelectual, principalmente através da observação crítica dos direitos de propriedade intelectual que possuem um viés mais coletivo. Assim, tem-se por objetivo: descrever o sistema como um todo; destacar os direitos de propriedade intelectual que possuem maior relação com o patrimônio; e abordar criticamente a conveniência do uso do sistema de proteção à propriedade intelectual diante das especificidades do patrimônio cultural. | 1 | 15h |
| Políticas Públicas e Patrimônio Cultural | Joseane Paiva Macedo Brandão e Luciana Souza | A proposta da disciplina é discutir sentidos e dimensões das políticas públicas, apresentando as possibilidades de leitura do tema, seja como processo, como disciplina ou ainda como ação política, focando as políticas públicas de preservação no setor da Cultura. Visa, dessa forma, fornecer instrumentais básicos para os alunos pensarem de forma crítica o seu lugar de agentes no campo do patrimônio. | 1 | 15h |
| Proteção Jurídica do Patrimônio Cultural | Mário Ferreira de Pragmácio Telles e Sonia Rabello de Castro | Previsão constitucional de proteção do patrimônio cultural. Objetos jurídicos da proteção. A ação do Poder Público Federal, Estadual e Municipal: competências legislativas e executivas. Legislação infraconstitucional: análise. Relação da legislação do patrimônio cultural com a do meio ambiente e a urbanística. Estudos de casos. | 1 | 15h |
| Práticas Supervisionadas I | Filipe Gracioli e Luciana Souza | A disciplina introduz a interlocução entre os conhecimentos teórico-metodológicos da pesquisa acadêmico-científica e da filosofia no âmbito da preservação do patrimônio cultural. Foca na orientação sobre a elaboração dos produtos técnicos desenvolvidos pelo discente na unidade de lotação do IPHAN ou outra instituição previamente definida em edital de seleção para o curso. As disciplinas se articulam aos créditos e horas das práticas supervisionadas nas unidades. | 72 | 1.080 |
| Práticas Supervisionadas II | Filipe Gracioli e Luciana Souza |
A disciplina prossegue o processo de aprendizagem iniciado nas Práticas Supervisionadas I, que prevê a interlocução entre os conhecimentos teórico-metodológicos da pesquisa acadêmico-científica oferecidos pelo Mestrado Profissional e o exercício profissional a partir da prática supervisionada no ambiente de trabalho no âmbito da preservação do patrimônio cultural, nesse momento, priorizando o espaço dialógico entre os discentes e o(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina. |
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| Práticas Supervisionadas III | Filipe Gracioli e Luciana Souza | A disciplina conclui o processo de acompanhamento das Práticas Supervisionadas I e II. Nesse último momento, procura-se recorrer a conteúdos que reforçam o caráter interdisciplinar do exercício profissional de preservação do patrimônio cultural e sua relação com a pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional. | -- | -- |
| Visitas Técnicas | Lia Motta e Filipe Gracioli | Visitas orientadas a áreas de interesse da proteção, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Aproximação direta e a compreensão da prática cotidiana dos diferentes profissionais e de seus projetos em campo. Experiência prática. Observação de instrumentos e práticas de preservação do patrimônio em diferentes campos. | 1 | 15h |