Notícias
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2025
Iphan realiza eventos no Nordeste no “Mês da Consciência Negra”
Neste mês de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, pelo segundo ano consecutivo, o ciclo de eventos “Mês da Consciência Negra”, sob a coordenação do Comitê Permanente para a Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (COPMAF). Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira a agenda do Iphan aberta ao público em oito estados da região, destacando a preservação do patrimônio de matriz africana.
Com o tema “Patrimônio e Reparação”, Superintendências e Escritórios Técnicos do Iphan na região Nordeste promovem ações que convidam a sociedade a refletir sobre o papel das políticas de patrimônio cultural na promoção da igualdade racial e no reconhecimento da herança afro-brasileira como elemento central da cultura nacional.
PERNAMBUCO
Destaque da programação, em Pernambuco, a Celebração dos 150 anos do Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão será realizada pelo próprio terreiro com colaboração do Iphan. A abertura acontece no dia 19 de novembro, às 18h. O evento, aberto ao público, contará com rito religiosa, mesa institucional e entrega de placa comemorativa ao terreiro pelo Iphan.
Ainda no dia 19, às 13h, no auditório da Superintendência do Iphan em Pernambuco, acontece o seminário “Heranças Vivas: Patrimônio Afro-Brasileiro e Políticas de Reparação” que propõe um espaço de reflexão e diálogo sobre a presença e a contribuição das matrizes africanas na formação social, cultural e histórica do Brasil.
Dando continuidade às comemorações, no dia 25, às 14h, será realizado um seminário promovido pelo Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Patrimônio Vivo de Pernambuco, em homenagem ao terreiro de candomblé mais antigo do estado. Para encerrar, no dia 29, às 16h, o Terreiro Obá Ogunté recebe a cerimônia de Toque para Iemanjá, tradicional festa que marca a abertura dos toques dedicados à orixá em Pernambuco.
ALAGOAS
Na cidade de Piranhas (AL), a exposição fotográfica “Beleza é Força do Povo Negro nas Alagoas” busca promover a reflexão sobre a história, resistência e cotidiano da população negra e quilombola no estado. As fotografias retratam o dia a dia dessas comunidades, e são acompanhadas por produtos artesanais em tecido com mensagens que incentivam posturas antirracistas. A abertura da exposição acontece no dia 18 de novembro, às 19h, no Escritório Técnico do Alto Sertão.
BAHIA
O evento “Racismo e Reconhecimento de Patrimônios Culturais Afro na Bahia”, volta para o público interno, tem como objetivo fomentar o debate sobre o racismo institucional e destacar a importância da patrimonialização dos bens culturais afro-brasileiros. A ação busca aprimorar o conhecimento técnico sobre esse tipo de patrimônio. A programação acontece no dia 27 de novembro, às 8h, na Casa do Patrimônio do Iphan, em Salvador (BA).
CEARÁ
Com o tema “Patrimônio e Perspectiva Negra na Casa José de Alencar: Trabalho, Fé e Cotidiano”, o evento que vai ser realizado na Casa José de Alencar, em Fortaleza (CE), visa fortalecer as ações de Educação Patrimonial da Casa José de Alencar, da Universidade Federal do Ceará. O público poderá conhecer estudos recentes sobre o Sítio Arqueológico do Engenho a Vapor e o Sítio Alagadiço Novo, com foco nas histórias e vivências do povo negro na região. O encontro ocorre no dia 14 de novembro, às 10h.
MARANHÃO
Realizado em São Luís (MA), com o título “Patrimônio Negro”, o evento inclui o acolhimento “Traçando Conversas” e uma oficina de tranças, além de uma mesa-redonda sobre patrimônio, diversidade e direito à cidade diante dos apagamentos históricos. A atividade será realizada no dia 27 de novembro, às 14h, na Superintendência do Iphan no Maranhão.
PARAÍBA
Na Paraíba, o evento “Nossa Ancestralidade Vive em Nós” promove atividades culturais, educativas e formativas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e conta com a participação de professores, lideranças comunitárias, mestres de capoeira, facilitadores de dança, artesãos e artistas populares. Aberto a todos os públicos, o encontro busca incentivar a reflexão, a participação comunitária e o fortalecimento da ancestralidade negra. A programação acontece no dia 20 de novembro, às 8h, no Parque da Lagoa – Solon de Lucena, em João Pessoa (PB).
PIAUÍ
No dia 29 de novembro, às 8h, o Iphan apresenta a “Ocupação Estação da Consciência Negra 2025”, o evento tem como propósito valorizar as expressões culturais afro-brasileiras e ressaltar o papel do patrimônio cultural nas políticas de reparação histórica. A ação reunirá artistas, mestres de tradição, representantes quilombolas, pesquisadores, gestores culturais e povos de terreiro em apresentações musicais, rodas de conversa, oficinas e uma feira cultural na Estação Ferroviária de Teresina (PI).
SERGIPE
No Estado, o Iphan exposição “Afrotexturas”, do artista Juracy Júnior, apresenta uma série de pinturas que destacam a influência africana na formação da cultura e identidade brasileira. A mostra será inaugurada no dia 21 de novembro, às 9h, no Escritório do Iphan em São Cristóvão (SE), e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
A programação completa do Mês da Consciêcia Negra do Iphan está disponível aqui.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr