Notícias
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Iphan promove celebração do Mês da Consciência Negra na região Sul
A partir do próximo sábado, 8 de novembro, as Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul e no Paraná vão promover eventos abertos ao público dentro do Mês da Consciência Negra 2025, ciclo nacional de eventos da autarquia que visa destacar a centralidade do legado e da memória negras na formação da cultura e da identidade do Brasil. Idealização do Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf) do Iphan, a programação conta com engajamento das unidades especiais, escritórios técnicos e superintendências, que apresentam ações com parceiros de diferentes níveis da federação e da sociedade civil.
A exposição “Cultura Negra Também é Massa! Memória e Reparação” vai acontecer no porão da casa tombada Camilo Marcantônio, localizada na sede do Escritório Técnico de Antônio Prado (RS), às 18h, até 23 de novembro. Com fotografias, objetos e referências culturais, a exposição estará aberta ao público gratuitamente. O calendário completo da programação está disponível aqui.
A servidora e coordenadora da programação na Serra Gaúcha, Carla Chilanti, explica que o evento é a construção de um espaço de memória. “A exposição marca o início de um processo de reconhecimento e valorização das famílias negras que contribuíram com a formação da cidade de Antônio Prado. Em paralelo, o Festival Nacional da Massa celebrará a cultura da imigração italiana, com o maior acervo arquitetônico tombado, referente à imigração italiana no Brasil. Neste contexto, o Iphan abre espaço juntamente com o Grupo de Mulheres Afrodescendentes de Antônio Prado, para iniciar um processo de pesquisa e apropriação das narrativas históricas que contam sobre a formação de nossa cidade e região”, diz Carla.
Além disso, a coordenadora afirma que a exposição dará à cultura negra o seu devido reconhecimento. “Isso tem uma simbologia muito forte, pois abre espaço para retomada de um grupo que sempre esteve presente em Antônio Prado, porém nunca fez parte da narrativa principal, como sujeito histórico na formação da cidade. Os negros, embora em minoria populacional, sempre estiveram na serra gaúcha", conclui Chilanti.
Em 19 de novembro, acontecerá o segundo evento da região Sul, no estado do Paraná. O encontro “Vozes de Antonina: São Benedito, Patrimônio e Consciência Negra” será voltado para a comunidade local de Antonina (PR), com atividades educativas que envolvem exposição de fotos, roda de conversa e compartilhamento de resultados da pesquisa para desenvolvimento das obras de “Restauração da Igreja de São Benedito e Requalificação do Entorno”. Com a presença da equipe da superintendência do Iphan no Paraná, o evento será na Igreja de São Benedito, na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, às 14h30.
Copmaf
Criado em 2023, o Copmaf nasceu a partir da mobilização do Coletivo de Servidores Negros do Iphan. O comitê existe como instância de consulta para fortalecer a atuação institucional da autarquia na preservação, promoção e difusão, fomento e capacitação sobre o Patrimônio de Matriz Africana. Além disso, busca consolidar diretrizes e práticas institucionais qualificadas e permanentes relacionadas ao patrimônio.
Serviço
Rio Grande do Sul
Evento: Cultura Negra Também é Massa! Memória e Reparação
Data: 8 de novembro a 23 de novembro
Local: Sede do Escritório Técnico de Antônio Prado
Paraná
Evento: Vozes de Antonina: São Benedito, Patrimônio e Consciência Negra
Data: 19 de novembro
Local: Igreja de São Benedito – Rua Dr. Carlos Gomes da Costa
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr