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      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
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Histórico

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Publicado em 18/09/2024 18h01 Atualizado em 26/03/2025 14h19
“Escritas do patrimônio”

Por um histórico da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Claudia Feierabend Baeta Leal

Um histórico da Revista do Patrimônio precisa começar destacando o quanto sua origem está intimamente vinculada à criação, em 1937, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan). Prevista como “meio permanente de propaganda, e força cultural” no anteprojeto elaborado por Mario de Andrade, em 1936, para o Serviço de Patrimônio Artístico Nacional, onde seriam “gradativamente reproduzidas também as obras de arte pertencentes ao patrimônio artístico nacional”, “os estudos técnicos, as críticas especializadas, as pesquisas estéticas, e todo o material folclórico do país.”, a então Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional seria lançada como “órgão” do Sphan em seu primeiro ano de atividade, com vistas a “divulgar o conhecimento dos valores de arte e de história que o Brasil possui e contribuir empenhadamente para o seu estudo.”

Descrever a Revista como manifestação oficial dos debates e esforços internos desse Serviço, porém, não dá conta do papel que o periódico exerceu e continua exercendo na construção do campo do patrimônio cultural e nos debates sobre as políticas de preservação. Assim, mais do que buscar nas páginas da Revista o relato de como o Iphan construiu e apresentou sua atuação ao longo do tempo, vale ler o periódico como registro de uma “escrita do patrimônio” plural e dinâmica, com que vários autores e agentes contribuíram. De publicação para “dilatar e tornar mais seguro e apurado o conhecimento dos valores de arte e de história de nosso país” a espaço de divulgação de acervos, fórum de debates, fonte de pesquisa e trincheira de resistência em defesa das políticas de preservação do patrimônio cultural, a Revista do Patrimônio permite um diálogo amplo e diversificado com a história do patrimônio cultural no Brasil, em suas relações com o Estado, governos, sociedade, universidade, conhecimento e política(s).

Um instrumento interessante para dar inteligibilidade à trajetória dessa Revista tão longeva é organizar em fases seus 40 números publicados até o presente. A literatura especializada e os históricos publicados pela própria Revista, principalmente em números comemorativos, propõem algumas periodizações referentes a seus projetos editoriais, que inclui seu projeto gráfico, mas também o papel que a Revista buscava assumir no campo do patrimônio. Neste histórico, vai se privilegiar uma periodização que se atém à “escrita do patrimônio” proposta em suas páginas, trabalhando com duas fases principais: a primeira, abrangendo os 18 primeiro números, com ênfase na consolidação dos discursos e da ideia de patrimônio, baseados na noção de civilização material “para um novo olhar sobre a história e cultura brasileira”; e a segunda, iniciada nos anos 1980, dos números 19 a 40, em que se identifica a busca por uma “abordagem multidisciplinar e de diálogo com vários setores da sociedade”.

O período que compõe sua primeira fase contou com 18 números e estendeu-se da criação da Revista até 1978, tendo apenas dois diretores à frente da Instituição (Rodrigo Melo Franco de Andrade e Renato Soeiro). Cabe incluir nesse histórico interessante observação sobre as datas de publicação: o primeiro número, por exemplo, estampou em sua capa o ano de 1937, mesmo tendo saído apenas em 1938, possivelmente para vincular sua origem ao Serviço criado naquele ano. Mais ainda: os números 2 a 11 estamparam em suas capas datas que sugeriram uma periodicidade regular e anual, entre 1937 e 1947, apesar de terem vindo à luz entre 1939 e 1954, com intervalos importantes entre os volumes. A partir do número 12, de 1955, suas capas que passaram a indicar intervalos irregulares de publicação, mantendo, porém um mesmo projeto gráfico e editorial no período.

Nessa primeira fase da Revista, as contribuições eram tipológica e tematicamente diversas. Encontram-se ensaios, artigos, monografias, “fotografias, ilustrações coloridas e em preto e branco, mapas, croqui e vastas referências documentais", compostos principalmente por autores brasileiros de alguma forma vinculados às atividades do Sphan, mas também estrangeiros convidados. Tematicamente, é possível afirmar que a maior parte dos textos e imagens alinhavam-se aos assuntos priorizados então pelo Serviço, com bastante espaço para bens e sítios que seriam tombados já nos primeiros ano de atuação do Sphan. Uma parte das contribuições, porém, incluíam também objetos e locais que diziam menos sobre procedimentos e prioridades do momento, e mais sobre “possibilidades de atuação do Sphan”: daí artigos sobre manifestações culturais de comunidades tradicionais e populações indígenas, patrimônio natural, sítios e bens da Região Norte do país, entre outros espaços e manifestações não necessariamente contemplados então pelo tombamento.

Contemporâneos da série “Publicações do Sphan”, esses 18 primeiros números podem ser lidos na chave de constituição do campo de patrimônio, o que inclui pensar na legitimação e divulgação de conhecimentos e procedimentos específicos, na “consolidação de uma nova área de intervenção estatal” e na “criação da ‘causa’ do patrimônio” junto à sociedade.

A segunda fase da Revista é marcada, em 1984, pelo “novo formato e novas características editoriais” de seu número de relançamento. No intervalo de seis anos entre a publicação dos números 18 e 19, 13 títulos foram publicados, sendo apresentados na seção “Publicações do Sphan/Pró-Memória”, com temas variados tão variados como aqueles que compuseram os volumes da primeira fase.

Para além das questões gráficas, a retomada é marcada pela incorporação da ampliação do campo do patrimônio iniciada na década de 1970 e a abertura política dos anos 1980, assim como pelo “esforço da instituição federal em posicionar-se no campo de debates e ideias sobre a preservação”. Campo este em que a instituição federal não era mais o único interlocutor, dada a descentralização das políticas culturais com que a então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a própria Revista contribuíram.

Entre os 22 números que compõem essa fase – publicados entre 1984 até 2019, data da edição mais recente –, é possível distinguir dois conjuntos de volumes: os números de retomada da Revista, do 19 ao 22, mantiveram a variedade de temas das contribuições publicadas nas edições anteriores, agora distribuídas em seções com ensaios, documentos, projetos, resumos, cartas, entre outros. Mantiveram também “o compromisso fundamental com a pesquisa e o debate”, adotando, porém, um formato voltado para um público mais amplo e para a publicidade das ações institucionais, afirmando o processo de abertura, renovação e atualização proposto na gestão precocemente interrompida de Aloísio Magalhães à frente da então Sphan/ProMemória.

Já os números 23 em diante (publicados partir de 1994) passaram a compor edições temáticas com organizadores convidados entre pesquisadores atuantes na universidade e agentes públicos vinculados ao Iphan. Contando com formatos variados de contribuições – artigos, ensaios, entrevistas, enquetes, croquis, ensaios fotográficos, poesias e desenhos –, os números apresentam um maior investimento gráfico, com fotografias e ilustrações coloridas, assim como temáticas importantes para as políticas culturais e que o campo do patrimônio vinha crescentemente incorporando – cidades, cidadania, herança africana, cultura popular, patrimônio imaterial, biodiversidade, turismo – ou ressignificando – fotografia, nacionalidade, museus, arqueologia, história, entre outros.

Nova retomada da Revista está em curso, com sistematização e publicação de uma Política Editorial, assim como estabelecimento de um Conselho Editorial, composto por detentores, pesquisadores e gestores do patrimônio, e um Comitê Editorial, formado por doutores servidores do Iphan. Mantém e ao mesmo tempo renova, assim, as importante redes de agentes culturais mobilizadas em torno da Revista ao longo do tempo. Em seus primeiros números, estudos mostram intelectuais, membros do Conselho Consultivo, funcionários engajados na constituição de uma identidade nacional, na consolidação de práticas de preservação e na divulgação sistemática do acervo patrimonial que se criava. Em sua segunda fase, redes não menos significativas dão conta de sua importância, seja na figura da organizadora ou organizador, das autoras e autores convidados a escreverem – seja da universidade, seja entre detentores e agentes públicos. Essas redes incluem também uma variedade de pesquisadoras e pesquisadores que se debruçaram sobre o periódico para analisá-lo em detalhe ou que o incluíram entre suas fontes para estudar a formação das políticas e debates de patrimônio no Brasil, seja por meio de consulta aos exemplares disponíveis nas bibliotecas, nos acervos pessoais ou mesmo online, a partir de meados dos anos 2000. Cabe destaque inclusive para o fato de que, se a primeira fase contou com vários membros do Conselho Consultivo do então SPHAN publicando na Revista do Patrimônio, as nomeações mais recentes para este colegiado contemplaram autores que, atuando em outros espaços em prol do patrimônio, já haviam contribuído para essa publicação. Muito mais do que uma “iniciativa de propaganda do [Instituto] do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, a Revista do Patrimônio firmou-se, ao longo do tempo, como espaço de mobilização de agentes e troca de saberes para a preservação do patrimônio cultural.

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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
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      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
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      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
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      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
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      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
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      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
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      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
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      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
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      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
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      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
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      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
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      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
      • O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins
      • Inscrições Abertas para a Oficina Abayomi com Seis Nós
      • Visita conversada com Adiel Luna volta ao Museu de Folclore
      • Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de outubro
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de novembro
      • Oficina de Boneca Abayomi com Volume, Forma e Tema acontece em duas edições no CNFCP/Iphan
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      • CNFCP recebe lançamento do livro Argamassa, do artista popular Cascão, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • CNFCP/Iphan divulga resultado preliminar do Concurso Sílvio Romero
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      • Oficina de Brinquedos Populares com Sucata será realizada na Biblioteca Amadeu Amaral
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