A Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes é um dos espaços mais simbólicos e emblemáticos de Brasília — e do próprio ideal de democracia brasileira. Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ela foi concebida como o centro cívico e político da capital, o ponto onde se encontram os três pilares da República: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
📍 Localização e arquitetura
Situada no extremo leste do Eixo Monumental, a Praça é uma ampla esplanada aberta, cercada por três edifícios que se impõem na paisagem:
- Palácio do Planalto, sede da Presidência da República;
- Congresso Nacional, com suas icônicas cúpulas e as torres centrais;
- Supremo Tribunal Federal (STF), que representa o equilíbrio e a justiça.
Essa disposição espacial foi cuidadosamente planejada para representar a harmonia entre os poderes. O espaço aberto da praça simboliza a transparência e o diálogo entre o Estado e o povo — princípios fundamentais do projeto democrático de Brasília.
O Projeto
Contratado pelo Iphan com recursos do Novo PAC, programa do Governo Federal, o projeto de restauro da Praça dos Três Poderes foi elaborado com base em diagnóstico técnico e contou com a participação da sociedade por meio de consulta pública, que ouviu mais de 100 pessoas, a maioria moradores do Distrito Federal. No projeto, buscou-se refletir os anseios da população, especialmente em relação a melhorias em acessibilidade, segurança e sinalização.
Entre as obras e monumentos contemplados no projeto estão: Os Candangos, Herma de JK, Herma de Tiradentes, Marco Brasília, Herma de Israel Pinheiro, Pombal, além do Museu da Cidade e do Espaço Lúcio Costa.
O projeto inclui ainda a implantação de sistemas de monitoramento da Praça e do Espaço Lúcio Costa, medidas de prevenção contra incêndio (no Espaço Lúcio Costa e no Museu da Cidade), além de soluções de sonorização e climatização para o Espaço Lúcio Costa.
O Iphan investiu R$ 744 mil na elaboração do projeto de restauro da Praça dos Três Poderes, que teve acompanhamento do Instituto.
A Obra
O próximo passo será a execução das obras, viabilizadas com recursos da Lei Rouanet, terão início nas próximas semanas.
O Iphan tem atuado como articulador ao longo deste processo, que garantirá o primeiro grande restauro da Praça dos Três Poderes, símbolo da nossa democracia.