IPHAN NO NOVO PAC

Vila histórica de São Paulo renasce com restauros do Iphan

Obras fortalecem Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André (SP), como símbolo de preservação cultural

Publicado em 15/04/2025 18:26
Compartilhe:
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Mariana Alves/Iphan

A Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André (SP), foi palco de celebrações entre domingo (13) e terça-feira (15), reforçando sua importância como patrimônio histórico e cultural do país. A prefeitura de Santo André e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inauguraram o auditório da Rua Dr. Marum, reconstruído com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) após um incêndio em 2007, assim como a brinquedoteca do Cine Lyra, a segunda sala de cinema mais antiga do Brasil, também restaurada com apoio do programa e da prefeitura. A programação incluiu ainda visitas ao campo de futebol Lyra Serrano, o primeiro do Brasil, restaurado pelo Iphan em 2023, e ao tradicional Festival do Cambuci.

Durante a visita, o presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou o papel transformador da preservação patrimonial. “Paranapiacaba está sendo, de certa forma, refundada por meio da política do patrimônio cultural. As ações do Governo Federal, em parceria com a prefeitura, estão trazendo uma nova vida à vila, que tem uma memória incrível da nossa rede ferroviária e de toda a economia do país que passou por aqui. Tem muita história e nós estamos cuidando dela”, afirmou.

O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, destacou o simbolismo do novo auditório. “Esse é um restauro feito com alma. A reconexão com o passado vem acompanhada da inovação, do uso público e do fortalecimento da nossa identidade”, afirmou. Para ele, o momento marca uma nova fase: “Paranapiacaba, que já foi ponto de partida de trens, hoje é ponto de chegada. Chegada de novas pessoas que querem desenvolver a vila e chegada de novos sonhos que estamos construindo.”

Na inauguração do auditório, o diretor do Departamento de Ações Estratégicas Intersetoriais (DAEI) do Iphan, Daniel Sombra, destacou a importância das parcerias federativas para a preservação do patrimônio cultural. “Essa é uma das ações pactuadas desde 2023, quando o presidente Lula reintegrou o patrimônio cultural ao Novo PAC. Hoje entregamos um auditório fruto do esforço conjunto entre o Governo Federal e a Prefeitura de Santo André”, afirmou.

O superintendente do Iphan em São Paulo, Danilo Nunes, lembrou que os investimentos em Paranapiacaba, incluindo recursos do Novo PAC, ultrapassam os R$ 30 milhões. “Paranapiacaba está se transformando em grande patrimônio restaurado, novo para a população. Já entregamos o campo de futebol, agora o auditório e a brinquedoteca. E temos mais de 30 casas previstas para restauração”, disse.

Para Alessandro Azevedo, representante do Ministério da Cultura em São Paulo, as ações exemplificam a importância da articulação entre esferas de governo. “Esse é um exemplo claro do que acontece quando o Ministério da Cultura, por meio do Iphan, atua em parceria com as gestões municipais, garantindo os recursos necessários à preservação do patrimônio material”, destacou.

Restauro e história

Responsável por acompanhar de perto a obra do auditório, o arquiteto da Prefeitura de Santo André, Paulo Amorim, detalhou o processo de restauro: “O projeto permitiu a reconstrução fiel do edifício, com base em um levantamento anterior. Quase toda a estrutura foi refeita, já que apenas parte das alvenarias havia resistido ao fogo. O resultado é um sucesso: uma reconstrução precisa do que existia originalmente”.

Paranapiacaba, cujo nome em tupi-guarani significa “lugar onde se vê o mar”, nasceu no contexto da expansão ferroviária ligada à cultura cafeeira no século 19. Com a inauguração da ferrovia em 1867, a vila tornou-se ponto estratégico para o escoamento do café ao porto de Santos. Recebeu forte influência da cultura inglesa, visível até hoje na arquitetura e no planejamento urbano da Vila Martin Smith, com ruas largas, edificações padronizadas e jardins frontais. Tombado pelo Iphan em 2008, o conjunto histórico é composto por duas vilas (Velha e Martin Smith), abrange 55% de área de mananciais e integra o cinturão verde da capital paulista, preservando trechos remanescentes da Mata Atlântica. A partir de investimentos que já somam R$ 30 milhões, Paranapiacaba consolida-se como um dos mais emblemáticos patrimônios ferroviários e culturais do Brasil.

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: