Notícias
OBRAS
Sede da superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul é reinaugurada
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou, na última sexta-feira (21), a cerimônia de reinauguração da sede da sua superintendência no Mato Grosso do Sul. A entrega ocorreu após a conclusão das obras de requalificação e acréscimos construtivos no imóvel histórico, com um investimento aproximado de R$ 1 milhão do Iphan. O evento fez parte da programação da Semana do Artesão, em Campo Grande (MS), que segue até 25 de março e conta com palestras, apresentações culturais e a feira de artesanato Mãos que Criam.
A nova sede do Iphan no Mato Grosso do Sul está instalada em um edifício histórico de Campo Grande que, junto com outros 134 imóveis, integra o Complexo Ferroviário Histórico e Urbanístico da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, tombado pelo Iphan em 2009 e protegido nas esferas estadual e municipal desde a década de 1990. Construída provavelmente entre as décadas de 1930 e 1940, a edificação foi originalmente utilizada como escritório para engenheiros ferroviários da Rede Ferroviária Federal S.A. e doada ao Iphan em 2009 pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU-MS). O projeto de requalificação preservou suas características arquitetônicas, mantendo elementos como a cobertura em telhas francesas, os pisos de madeira, as janelas basculantes de ferro e as portas de madeira.
O superintendente do Iphan no Mato Grosso do Sul, João Henrique dos Santos, destacou a importância da requalificação da nova sede e do evento como um marco para a valorização do patrimônio cultural no estado. “A casa restaurada está linda, e contamos com a visita de escolas, da sociedade civil organizada e de turistas, porque é necessário que esses espaços estejam abertos à comunidade. Assim, as pessoas podem vivenciar essa forma de ocupar os espaços de outrora, mostrando que é possível atualizar edificações históricas para usos contemporâneos sem perder suas características arquitetônicas e suas memórias. O grande anfitrião dessa festa foi o patrimônio cultural brasileiro, ao qual o Iphan se dedica diuturnamente para sua preservação e promoção em todo o território nacional”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e foi bastante prestigiada pela sociedade civil, pelos parceiros de trabalho do Iphan no estado, por detentores do patrimônio cultural imaterial e por moradores da região do Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Contou ainda com a apresentação do grupo de teatro Maracangalha, que encenou um trecho da peça Revisitando os Caminhos da Noroeste do Brasil, e com o show musical da artista Marta Cel, no Armazém Cultural, integrando as atividades da Semana do Artesão.
No evento também foi lançada a exposição fotográfica Guardados Revelados: Quando uma fonte histórica nos abraça, com registros da década de 1980 feitos pelo fotógrafo Chico Ribeiro sobre a comunidade quilombola Tia Eva, de Campo Grande. A exposição convida à reflexão sobre a memória, os valores e a identidade da comunidade, cuja história transcende o âmbito familiar e se entrelaça com o desenvolvimento de Campo Grande. A comunidade tem um pedido de tombamento atualmente em processo de análise pelo Iphan.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr