Notícias
IPHAN NO NOVO PAC
Santo Amaro (BA) inicia restauração do Mercado Municipal e feira do Bembé
Foto: Mariana Alves/Iphan
O som dos atabaques, a memória do povo e a expectativa de dias melhores se encontraram no último sábado (17/01), em Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Uma cerimônia marcou o início das obras de restauração do Mercado Municipal e da requalificação da Feira do Bembé do Mercado, espaços que fazem parte da história, da economia e da espiritualidade da cidade. As obras serão realizadas com recursos do Novo PAC, com investimento total de R$ 28,5 milhões. A execução ficará a cargo da Prefeitura de Santo Amaro, com acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prazo previsto é de dez meses, contados após a emissão da Ordem de Serviço.
Mais do que uma intervenção física, o projeto representa um reencontro de Santo Amaro com sua própria identidade. O Mercado Municipal não é apenas um espaço de comércio: é o chão de onde saem saberes, trocas, encontros e, sobretudo, o Bembé do Mercado, manifestação cultural registrada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2019.
Considerado o maior candomblé de rua do mundo, o Bembé acontece desde 1889, como celebração da comunidade negra local à abolição da escravatura. De forma ininterrupta, o evento reafirma a ancestralidade africana e a ocupação dos espaços públicos por expressões culturais historicamente marginalizadas.
Presente na cerimônia, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o impacto social e econômico da obra. “Imagina quantos empregos serão gerados, né? Santo Amaro deve voltar ao seu lugar de destaque na Bahia e no Brasil”, afirmou.
O superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Queiroz, reforçou a relação entre o Bembé e o Mercado Municipal. “O Bembé do Mercado foi o primeiro bem cultural de matriz africana inscrito no livro de registro das celebrações. O fundamento para essa obra é ter registrado esse bem cultural. Não existe Bembé sem o mercado, sem esse espaço do mercado. É ali que tem axé”, disse.
Segundo Daniel Sombra, diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, a obra integra um conjunto mais amplo de investimentos. “São 249 ações, entre projetos e obras, com recursos do Novo PAC. Temos a necessidade de sempre fazer parcerias, sempre com ministérios, Iphan e as prefeituras locais”, destacou.
Quem dá vida ao patrimônio cultural
Florival da Silva, comerciante de cereais, de 57 anos, conhece cada canto do mercado desde a adolescência. “Trabalho aqui desde os 13 anos, vendendo farinha, tapioca e outros cereais. A reforma é bem-vinda. Vai trazer melhoria para os feirantes e para a cidade. Vai ser bom para todo mundo”, disse.
Para quem vive o mercado todos os dias, a obra chega como esperança. O comerciante Elder Santos trabalha no local há mais de 20 anos e acredita que a reforma vai transformar a rotina. “A reforma do mercado tem tudo para melhorar o ambiente. As pessoas passarão a frequentar mais o local”, afirmou.
Maria das Graças, comerciante há 45 anos na feira, também vê a obra como um recomeço. “Já perdi tanto freguês por conta das condições do mercado. A obra vai trazer muito benefício para o comércio. As pessoas vão passar a frequentar mais e a cidade de Santo Amaro merece”, contou.Santo Amaro tem história e estamos cuidando dela
O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, ressaltou o compromisso com a preservação da história local. “Junto com o Iphan, vamos restaurar o mercado municipal e revitalizar a nossa feira livre. É momento de resgatar a nossa história, não esquecendo do Bembé do Mercado. É conforto aos moradores, comerciantes e turistas”, afirmou.
Para o babalorixá Pai Pote, liderança religiosa e ativista cultural, a obra tem um significado que vai além da infraestrutura. “Essa obra fortalece a população negra. Esse recurso do Iphan com o nome do Bembé, que é patrimônio cultural, vai ajudar muito a comunidade. É pra dar sustentabilidade para a região”, disse.
Entre paredes que serão restauradas e bancas que ganharão novo fôlego, Santo Amaro reafirma que preservar o patrimônio é também cuidar das pessoas, da memória e do axé que atravessa gerações. O Mercado Municipal e o Bembé do Mercado seguem vivos, agora, com novos caminhos para o futuro.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan: comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

