Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró é tema de encontro no Espírito Santo
Foto: Superintendência do Iphan no Espírito Santo
No dia 31 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu a III Reunião de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró no sítio histórico do Porto de São Mateus (ES). O encontro contou com a presenca de representantes de diversos setores ligados à cultura forrozeira no estado, com o objetivo de avaliar ações já realizadas, compartilhar experiências e definir novos caminhos para a preservação desse Patrimônio Cultural do Brasil.
Além de representantes do Iphan, participaram da reunião a Coordenação Estadual do Fórum do Forró de Raiz, organizadores do Festival Nacional do Forró de Itaúnas (FENFIT), representantes da Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores e Artesãos do Balneário de Barra Nova Norte (ANPABAM), organizadores do Festival de Forró Barra Nova, integrantes do Conselho Municipal de Cultura de São Mateus, bem como músicos, produtores culturais e professores de dança.
A programação contou com uma oficina voltada à elaboração e gestão de projetos culturais, abordando temas como o conceito de projeto, os desafios enfrentados pelos produtores, mecanismos de captação de recursos e as legislações atuais de fomento à cultura.
Durante o encontro, foram definidas nove ações prioritárias para os próximos dois anos. Entre elas, a continuidade da busca por recursos para viabilizar o projeto de mapeamento do forró no estado, cujo detalhamento já foi concluído, e a participação ativa dos forrozeiros na produção dos Cadernos Metodológicos de Educação Patrimonial, que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu/ES).
Outros encaminhamentos incluíram a retomada do diálogo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de cursos de capacitação, a criação de uma listagem de instituições que receberão os planos de salvaguarda em formato físico, a articulação para participação de coletivos forrozeiros no Festival da Sanfona de São Pedro do Itabapoana e a solicitação à Secretaria da Cultura para criação de uma linha específica voltada ao patrimônio imaterial na Lei de Incentivo à Cultura Capixaba.
Além de alinhar estratégias para os próximos dois anos, a reunião permitiu fazer um balanço das ações já realizadas, passo essencial para avaliar coletivamente os avanços, compartilhar aprendizados e redirecionar caminhos.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br