Notícias
CANTEIRO MODELO
Porto Nacional (TO) recebe roda de conversa sobre ações do Canteiro Modelo de Conservação
O Centro Histórico de Porto Nacional recebeu, na última segunda-feira (7), mais uma importante ação do Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins. A equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Tocantins realizou uma roda de conversa com moradores da área tombada. O objetivo foi apresentar as atividades em curso, ouvir as demandas da população e discutir propostas para requalificação e valorização do patrimônio cultural local.
O encontro reuniu representantes da sociedade civil organizada, da comunidade local, do Pontão de Cultura Consaúde, do Ponto de Cultura Casarão de Pilão, do Memorial de Padre Luso e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Durante a roda de conversa, os participantes puderam conhecer mais de perto as ações do Canteiro Modelo e compartilharam suas percepções, sugestões e demandas em relação à preservação do patrimônio cultural da cidade.
De acordo com a superintendente do Iphan no Tocantins, Cejane Pacini, "o Centro Histórico de Porto Nacional, tombado pelo Iphan em 2008, vem passando por um processo de esvaziamento e necessita de ações integradas com outras instâncias governamentais e sociedade civil que promovam sua ocupação e valorização." A área possui grande relevância para a compreensão do processo de interiorização do Brasil nos séculos XVIII e XIX, o que torna essencial a conservação dos imóveis históricos. Entre as propostas levantadas durante o encontro, destacam-se a capacitação de profissionais da construção civil, maior segurança, implementação de ações de educação patrimonial nas escolas e o incentivo a atividades culturais na área tombado.
A ação integra uma série de atividades do Canteiro Modelo que vêm sendo realizadas desde 2024 em Porto Nacional e Natividade, dois importantes conjuntos urbanos tombados no estado. Foram ministradas oficinas, cursos práticos e ações educativas voltadas para a conservação do patrimônio, capacitação técnica e envolvimento da comunidade.
Entre as atividades já concluídas, destacam-se a limpeza e o levantamento arquitetônico das sedes do projeto, a estabilização estrutural da sede em Natividade e oficinas voltadas à interpretação do patrimônio cultural, conservação e uso de geotecnologias para monitoramento. Também foram promovidos cursos práticos de pintura, jardinagem, paisagismo e bioconstrução, este último com destaque para o uso de técnicas sustentáveis e saberes tradicionais com terra crua. A programação incluiu ainda o mapeamento do estado de conservação das fachadas de imóveis históricos, o lançamento de editais de melhorias habitacionais e a capacitação de moradores e estudantes em práticas voltadas à preservação do patrimônio.
Seminário em maio discutirá ATHIS e patrimônio cultural
Dando continuidade à agenda, acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, em Palmas, o seminário Capacitação em ATHIS e Patrimônio Histórico: Regularização de Edificações Tombadas, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), com apoio do Iphan.
O objetivo do seminário é capacitar arquitetos e urbanistas para atuar em projetos de regularização de imóveis tombados, com foco em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), promovendo a dignidade habitacional e a preservação do patrimônio edificado em municípios históricos como Porto Nacional e Natividade.
A programação completa do seminário e mais informações sobre a inscrição serão divulgadas em breve nos canais oficiais do CAU/TO e do Iphan.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr