Notícias
RECONHECIMENTO
Mestrado Profissional do Iphan recebe nota 4 da Capes
Aulas do Mestrado Profissional do Iphan acontecem no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. (Foto: Oscar Liberal/Iphan)
O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) voltou a se destacar na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebendo nota 4 no ciclo que abrange o período de 2021 a 2024 -a nota máxima é 5. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (12/01), reafirma o desempenho do Mestrado, que já havia alcançado o mesmo índice no ciclo anterior - 2017–2020. O curso do Iphan tem como foco a formação interdisciplinar de profissionais para atuar no campo da preservação, considerando a diversidade de disciplinas, temas e objetos envolvidos, além das particularidades regionais do patrimônio cultural brasileiro. O parecer da Comissão da Área Interdisciplinar da Capes reconhece o papel estratégico do PEP-MP no Sistema Nacional de Pós-Graduação por sua contribuição no campo do Patrimônio Cultural.
Entre os pontos positivos, o órgão ressalta a coerência da matriz curricular com a área de concentração do curso e com suas duas linhas de pesquisa, reforçando a consistência da proposta acadêmica. O desempenho profissional dos ex-alunos também recebeu avaliação positiva pelo alinhamento às demandas do mercado de trabalho em instituições públicas e privadas ligadas à preservação do patrimônio. Os avaliadores atribuíram a esse item o conceito “muito bom”, especialmente nos aspectos relacionados ao destino profissional, à atuação e à avaliação do curso.
Outro diferencial destacado pela Capes foi a infraestrutura exclusiva do Programa, apontada como fator que favorece a convivência acadêmica, o intercâmbio de experiências e a produção de pesquisas entre professores e alunos.
Segundo Claudia Baeta Leal, diretora do Centro Lucio Costa (CLC), do qual o programa acadêmico faz parte, o resultado reafirma o compromisso permanente do Iphan com a qualidade do curso. “A Coordenação do Mestrado vai se manter empenhada na qualidade do Programa, trabalhando para aprimorar seus procedimentos, fortalecer as medidas referentes às ações afirmativas, incrementar sua ressonância junto à sociedade e garantir a excelência da produção de conhecimento técnico-científico do PEP-MP”, destacou.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br