Notícias
MÊS DO PATRIMÔNIO
Cultura e participação social marcaram celebração no Maranhão
Foto: Alexandre Burity/Iphan
Entre os dias 11 e 22 de agosto de 2025, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão promoveu o Mês do Patrimônio, seguindo a temática “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”. Essa escolha reforça a importância da articulação entre comunidades, preservação cultural e a promoção de práticas sustentáveis que envolvem os pilares social, econômico e cultural.
Durante o período, foram realizadas diversas palestras com temáticas interligadas aos conceitos centrais do mês: territórios, sociedade, populações e sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da participação social na preservação dos bens culturais, refletindo sobre como práticas sustentáveis e inclusivas podem fortalecer o patrimônio como vetor de desenvolvimento coletivo.
Para a superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão, o Mês do Patrimônio foi uma oportunidade única de troca de experiências e de aprendizado entre servidores, colaboradores e a sociedade civil. “Durante esse período, a Superintendência abriu suas portas para a comunidade e para a academia, recebendo projetos, apresentações e mostras de trabalhos voltados ao patrimônio cultural. Tivemos palestras que abordaram temáticas fundamentais como patrimônio, sustentabilidade, promoção e participação social. Já no município de Alcântara, o nosso Escritório Técnico promoveu uma visita guiada às ruínas históricas da Rua da Amargura e também uma palestra sobre mapeamento arqueológico e proteção territorial, que possibilitou a interação direta do público com esse importante campo de pesquisa. Foi um mês de muito diálogo, aprendizado e valorização da nossa memória cultural", disse ela.
No Escritório Técnico de Alcântara, a visita guiada às ruínas da Rua da Amargura, no Centro Histórico de Alcântara, foi conduzida pelo chefe do escritório, Carlos Massari. A atividade foi descrita como extremamente produtiva, envolvendo estudantes e representantes da sociedade civil local e fortalecendo o vínculo entre a comunidade e seu patrimônio histórico.
“Esta visita técnica reforça a importância da preservação e da memória coletiva. O monumento passou por intervenção de consolidação e estabilização e hoje pode ser melhor compreendido por meio de seu contexto histórico, de sua tipologia construtiva e das descobertas arqueológicas. A presença de alunos, professores e da comunidade mostra como a educação patrimonial é essencial para despertar o cuidado com a nossa história viva”, destacou Carlos Massari.
Mês do Patrimônio
Em 2025, sob o tema "Participação Social, Territórios e Sustentabilidade", o Mês do Patrimônio promove uma agenda de ações articuladas pelas superintendências regionais do órgão e pela sociedade civil organizada em todo o território nacional.
A escolha do tema está alinhada a dois marcos fundamentais deste ano: a construção coletiva do Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNSPC) e a realização da COP 30, que será sediada em Belém (PA).
O Dia do Patrimônio é comemorado em 17 de agosto, data de nascimento do advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1868-1969), que fundador do Iphan, em 1937. A data tem o objetivo de celebrar e promover a preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr
