Notícias

INSTITUCIONAL

Iphan prorroga prazo de validade para concurso público realizado em 2018

Portaria publicada no Diário Oficial da União estende o prazo de validade do certame por mais dois anos
Publicado em 27/08/2021 13h19

Foi prorrogado por mais dois anos o prazo de validade do concurso do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) realizado em 2018, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 27. Regido pelo Edital nº 1/2018, o certame foi promovido visando ao provimento de cargos de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

Visando à recomposição do quadro de servidores do Iphan, o concurso ofertou 411 vagas, sendo 104 para Analista I, 176 para Técnico I e 131 para Auxiliar Institucional I, distribuídas na sede do Iphan em Brasília e nas superintendências estaduais, além da formação de cadastro de reserva. Para os cargos de nível superior, foram oferecidas vagas para áreas de Arquivologia, Engenharia Civil, História, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia e outras.

“Decidimos pela prorrogação do concurso como forma de reforçar o quadro funcional do Iphan, considerando a importância decisiva que os servidores possuem na preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro”, afirma a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. A gestora destaca que a medida faz parte de um conjunto de ações que visa ao fortalecimento institucional e eficiência no atendimento ao cidadão, como a revisão de atos normativos e a promoção de encontro com superintendentes estaduais.

Com a prorrogação do prazo do concurso, como prevê o artigo 37 da Constituição Federal, o Instituto poderá nomear candidatos aprovados no cadastro de reserva por meio de portarias publicadas no DOU. A partir da publicação, o nomeado tem prazo de 30 dias para tomar posse e, então, 15 dias para entrar em efetivo exercício, conforme a Lei nº 8.112/90.

Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512 / 2024-5526
https://www.gov.br/iphan/
ww.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Cultura, Artes, História e Esportes