Notícias
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL
Iphan promove visita mediada ao seu Arquivo Central, em Brasília
Foto: Amanda Gil/Iphan
No dia 9 de abril, às 15h, haverá uma visita mediada à Biblioteca Aloísio Magalhães e ao Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ambos na sede do órgão, em Brasília. Com o tema “Um Pedacinho de Pernambuco”, a visita será aberta ao público. As inscrições devem ser feitas através de formulário online, e as vagas são limitadas.
Promovida pelo Centro de Documentação do Patrimônio (CDP) do Iphan, a visitação é para professores, historiadores, estudantes e comunidade em geral. O foco desta visita será principalmente em documentos acerca de quatro expressões culturais tipicamente pernambucanas: o Frevo, o Maracatu Nação e a Feira de Caruaru, todos registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, e o Bolo de Rolo.
“Pernambuco é berço de várias manifestações tradicionais, bem como detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial”, destacou a arquivista do CDP, Rayssa Gomes.
Além de registrado pelo Iphan, o Frevo também foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2012, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já o Maracatu Nação, neste 1º de abril, teve oficializada sua candidatura à Lista Representativa da Unesco do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Ele é uma manifestação artística da cultura popular e carnavalesca da Região Metropolitana do Recife, em que um cortejo real desfila pelas ruas, acompanhado de um conjunto musical percussivo.
A Feira de Caruaru, por sua vez, é um espaço, localizado no Parque 18 de Maio, em Caruaru, no agreste pernambucano, que celebra a cultura nordestina por meio do artesanato, das músicas, da gastronomia e das tradições populares. E o inconfundível Bolo de Rolo já foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Pernambuco desde 2008, devido à sua relevância e representatividade cultural e gastronômica.
“Durante a visita, vamos apresentar o patrimônio cultural documental arquivístico e bibliográfico custodiado pelo CDP, além de promover as possibilidades de pesquisa e uso do acervo de forma ampla”, pontuou Raphael Bahia, diretor do CDP.
Centro de Documentação
O Centro de Documentação do Patrimônio (CDP) é a unidade especial do Iphan responsável pela guarda, disseminação e preservação da informação sobre a memória Iinstitucional do IPHAN e pela assessoria, e articulação e orientação a arquivos municipais, estaduais, comunitários e eclesiásticos, a fim de orientar ações sobre a preservação do Patrimônio Cultural Documental Brasileiro.
É ele que faz a gestão documental e da informação no Iphan, e para isso está estruturado em quatro divisões: Arquivo Central de Brasília (DF), Arquivo Central do Rio de Janeiro (RJ), Biblioteca Aloísio Magalhães (Brasília) e Biblioteca Noronha Santos (Rio de Janeiro).
O objetivo do CDP é elaborar e implementar diretrizes para a produção, preservação e acesso às informações e ao conhecimento produzido a partir das ações institucionais do Iphan. A ação dele é baseada em garantir acesso à informação, à pesquisa e às fontes de interesse para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural, por meio de sistemas e de tecnologias de informação e comunicação, de redes colaborativas e da gestão em rede dos serviços de arquivos e bibliotecas na sede, nas superintendências e unidades especiais.
Serviço
Visita mediada ao Arquivo Central do Iphan - Um Pedacinho de Pernambuco
Data: 9 de abril
Horário: Às 15h
Local: Biblioteca Aloísio Magalhães
Endereço: SEPS 702/902, Torre A, Bairro Asa Sul, Subsolo, Brasília-DF
Inscrições: https://bit.ly/4hYn9h8
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br

