Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Iphan promove capacitação em patrimônio cultural para professores da rede pública de Araruama (RJ)
Foto: Acervo Iphan
No dia 13 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araruama (RJ), uma ação de capacitação voltada para professores da rede pública de ensino. A atividade integra o programa de formação continuada do município e foi ministrada pela arquiteta e chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos (ETRL), Carina Mendes.
A capacitação deste ano reuniu cerca de 20 docentes do curso de Arte do Ensino Fundamental II, divididos em dois grupos. O objetivo foi oferecer uma base teórica sobre a proteção do patrimônio cultural e sensibilizar os educadores para seu papel como agentes mediadores em ações de educação patrimonial.
Segundo a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, a educação é um caminho fundamental para a preservação do patrimônio.
“Quando dialogamos com professores, ampliamos a capacidade de cada escola atuar como multiplicadora do cuidado com a memória e com a identidade cultural. É na sala de aula que muitos estudantes têm seu primeiro contato com esses valores”, afirmou a superintendente.
Durante o encontro, a chefe do ETRL apresentou conteúdos sobre o que é patrimônio cultural, suas tipologias, os instrumentos de preservação e a política federal conduzida pelo Iphan. Além disso, abordou a Portaria Iphan nº 135/2023, conhecida como Portaria de Tombamento dos Quilombos, que estabelece diretrizes para a proteção de bens culturais afro-brasileiros
A interação com os participantes foi um dos destaques da atividade. “Foi uma ação muito especial. Os professores se envolveram, trocaram ideias e fizeram do encontro um momento muito proveitoso”, avaliou Carina.
A parceria entre o Iphan e a Secretaria Municipal de Educação de Araruama ocorre desde o ano passado. Em 2024, a capacitação reuniu professores do Ensino Fundamental I, em uma atividade realizada no borboletário da cidade. A perspectiva é ampliar a iniciativa nos próximos ciclos da formação continuada, incluindo também professores de outros cursos do município.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br