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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Iphan promove atividades interativas com crianças de escolas públicas do Rio
Foto: Flavia Orrico
Nos dias 22 e 23 de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o projeto Experimente Cultura, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), promoveu uma ação educativa voltada para crianças da rede municipal de ensino. As atividades aconteceram durante as colônias de férias do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do Humaitá e do Colégio Bolívar, no bairro do Engenho de Dentro, e envolveram cerca de 100 crianças.
O encontro teve início com uma conversa conduzida pelos técnicos do Iphan Leandro Salgueirinho e Murilo Pinho, que explicaram o papel do Instituto e abordaram conceitos como patrimônio cultural, coletivo e individual, memória e afetividade. Em seguida, as crianças foram convidadas a desenhar ou escrever sobre o que consideram seus patrimônios pessoais.
Em outro momento da atividade, os participantes utilizaram óculos de realidade virtual para “visitar” importantes patrimônios culturais tombados, como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura, ambos localizados no Rio de Janeiro. A experiência, promovida pelo projeto Experimente Cultura, foi um dos grandes destaques da ação, proporcionando uma forma lúdica e inovadora de conectar o público à temática da preservação e da leitura.
“As crianças se encantam desde o início. Assim que descobrem que vão usar a tecnologia, a empolgação toma conta. É uma euforia contagiante, tanto pela expectativa quanto pela experiência vivida”, comentou o técnico Murilo Pinho.
Segundo a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller, ações de educação patrimonial voltadas para o público infantil são fundamentais para despertar, desde cedo, o sentimento de pertencimento e valorização da cultura.
“Quando as crianças se reconhecem como parte desse patrimônio, elas se tornam aliadas na preservação e na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com sua memória”, concluiu a superintendente.
As ações realizadas durante o período de férias serviram como laboratório para a formatação de um calendário de visitas a escolas ao longo do ano letivo. A expectativa é de que o projeto se consolide como uma atividade contínua dentro da programação educativa do Iphan no Rio, ampliando o alcance da educação patrimonial por meio do uso de novas tecnologias e metodologias participativas.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
