Notícias
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Iphan promove atividades educativas na Feira Araruama Literária, no RJ
Foto: Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos
Entre os dias 23 e 26 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) marcou presença na Feira Araruama Literária 2025, realizada na Praça Menino João Hélio, no município de Araruama (RJ). A participação do Instituto contou com uma programação voltada à valorização do patrimônio cultural e à sensibilização do público sobre temas como memória e identidade.
Com um estande montado em parceria com a Prefeitura de Araruama e o Museu dos Povos Originários, o Iphan levou ao evento uma série de ações de educação patrimonial voltadas principalmente para estudantes e visitantes da feira. Durante a sexta-feira (24), o espaço recebeu grupos escolares para conversas sobre patrimônio cultural, promovendo reflexões a respeito do que constitui o patrimônio local e como ele se relaciona com a história e o cotidiano da comunidade.
“A educação patrimonial é uma excelente ferramenta para fortalecer o vínculo das pessoas com o lugar onde vivem. Ao promover esse diálogo com a comunidade, o Iphan contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada na preservação do patrimônio”, destacou Patricia Wanzeller, superintendente do Iphan no Rio de Janeiro.
Além da distribuição de publicações do Iphan, o estande também ofereceu atividades com jogos de tabuleiro voltados à temática patrimonial. O Experimente Cultura, programa que incentiva a experimentação de espaços culturais por meio de visitas virtuais e presenciais, foi um dos grandes destaques do dia. Por meio da tecnologia imersiva, os visitantes puderam conhecer por dentro edificações tombadas pelo Iphan como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura, localizados no Rio de Janeiro, como uma forma lúdica e inovadora de conectar o público à temática da preservação e da leitura.
Nos dias seguintes, a programação continuou com atividades para o público infantil, como o Varal do Patrimônio. A proposta convidava crianças e visitantes a completarem uma instalação com desenhos e mensagens sobre o que consideram patrimônio em suas vidas.
“Este é o segundo ano em que o Iphan participa da Feira Literária, que tem se consolidado como um espaço importante de aproximação com a população. O bate-papo com os alunos abordou temas que serviram de fio condutor para discutir o conceito de patrimônio cultural, e o Varal do Patrimônio possibilitou a participação contínua do público ao longo de toda a feira, transformando-se em uma espécie de mapeamento das referências locais”, disse a chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos, Carina Mendes.
Além da participação do Iphan, a Araruama Literária 2025 contou com uma programação gratuita e plural, que reuniu grandes nomes da cultura brasileira, como Conceição Evaristo, Serginho Groisman, MV Bill, entre outros. Com rodas de conversa, palestras e encontros com o público, a feira promoveu o diálogo entre diferentes expressões culturais e aproximou o público da produção literária nacional.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
