Notícias
PRESERVAÇÃO
Iphan promove ações de Fiscalização Preventiva Integrada com órgãos e instituições governamentais
Foto: Iphan/PA
Está em andamento, em todo o país, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), iniciativa que promove a fiscalização e a vistoria conjunta de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ação foi iniciada em fevereiro e ocorrerá ao longo de todo o ano em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Secretarias Estaduais de Cultura e outras entidades.
De acordo com o Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, Andrey Schlee, “a FPI tem como objetivo a construção de um pacto em prol da preservação dos bens tombados, por meio do compartilhamento de informações e da otimização de recursos financeiros, logísticos e humanos”.
Todas as Superintendências do Iphan foram mobilizadas para realizar as atividades de fiscalização integrada. Foram priorizados os bens tombados de uso público que já apresentam fatores de risco, como incêndio, roubo ou desabamento, previamente mapeados pelas instituições envolvidas.
A superintendente do Iphan no Pará, Cristina Nunes Vasconcelos, destaca que, após as vistorias, o objetivo é buscar soluções junto aos proprietários. “O Iphan vai coordenar o diálogo com os responsáveis pelos bens, buscando soluções para garantir a preservação e o acesso da população a esse patrimônio que conta a nossa história”, enfatizou.
Com a FPI, o Iphan atua em seu papel estratégico na proteção do patrimônio cultural brasileiro, de forma articulada com outras instituições para garantir que bens tombados sejam preservados para as atuais e futuras gerações. As ações preventivas fortalecem a gestão compartilhada e o cuidado com os marcos da memória e da identidade nacional.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br