Notícias
IMATERIAL
Iphan participa do projeto "Na Pisada do Cavalo Marinho Estrela de Ouro - Transmissão de saberes do Cavalo Marinho", em Pernambuco
Foto: Iphan PE
Na última quarta-feira (08/10), a Superintendência do Iphan em Pernambuco esteve na cidade de Condado, Zona da Mata Norte de Pernambuco, para acompanhar o desenvolvimento do projeto "Na Pisada do Cavalo Marinho Estrela de Ouro - Transmissão de saberes do Cavalo Marinho", fruto de um Termo de Colaboração firmado em 2024 entre o Instituto e o Cavalo Marinho Estrela de Ouro. A ação é direcionada a crianças e jovens, com o objetivo de formar novos integrantes para a expressão, que é registrada como patrimônio imaterial pelo Iphan desde 2014.
O projeto conta com oficinas gratuitas de dança, música, interpretação cênica e confecção de adereços, que acontecem na sede do Ponto de Cultura Cavalo Marinho Estrela de Ouro e no Assentamento de agricultura familiar Luiza Ferreira. Até dezembro, serão realizadas ainda rodas de diálogo com mestres na tradição do Cavalo Marinho e apresentações e vivências com o grupo Estrela de Ouro. O encerramento das atividades contará com uma terreirada de Cavalo Marinho.
A historiadora do Iphan Lívia Moraes destacou a importância da transmissão dos conhecimentos do Cavalo Marinho para as atuais gerações. “Essas crianças, adolescentes e jovens adultos não estão apenas aprendendo a cantar e a tocar instrumentos do Cavalo Marinho, estão contribuindo para a salvaguarda dessa expressão tão singular para os estados de Pernambuco e da Paraíba”, declarou.
Rizoaldo José da Silva, produtor da ação e presidente do Estrela de Ouro, e Cláudio Rabeca, rabequeiro do grupo há 21 anos, reconhecem a importância do apoio do Iphan e do Governo Federal e ressaltam a importância do fomento para o fortalecimento dos saberes da manifestação cultural. “Fui designado para passar e transmitir os saberes da música do Cavalo Marinho nesse projeto maravilhoso. Então a gente só tem a agradecer por essa preservação de um bem imaterial”, relatou Cláudio.
O projeto Na Pisada do Cavalo Marinho Estrela de Ouro - Transmissão de saberes do Cavalo Marinho foi contemplado pelo Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) de 2023, na Linha 3 (bens culturais já registrados como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan). O certame destinou um total de R$ 7,5 milhões para o desenvolvimento de projetos de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
Variante do Bumba meu boi, é uma brincadeira popular com performances dramáticas, musicais e coreográficas que começam em junho e seguem até 6 de janeiro, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Reis.
Seus brincadores - em geral, trabalhadores da zona rural, concentrados principalmente na Zona da Mata do norte de Pernambuco e no sul da Paraíba - representam cenas do cotidiano (da vida presente e passada) por meio de música, poesia, rituais, danças e linguagem corporal. Possui ainda a louvação ao Divino Santo Rei do Oriente e o culto à Jurema Sagrada.
Reúne 76 personagens divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos. A música e o canto conduzem a trama e são executados pelo banco, ou seja, o conjunto formado por rabeca (instrumento de cordas friccionadas com arco, precursor do violino), pandeiro, reco-recos e ganzá (chocalho de percussão).
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr


