Notícias
PARANÁ
Iphan participa de seminário sobre a preservação da Fortaleza de N. Sra. dos Prazeres
Foto: Acervo/Iphan
Na última quinta-feira (11/02), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou do XII Seminário “Apoio Científico em Desastres”, uma das ações fruto de estudo para preservar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na Ilha do Mel, em Paranaguá (PR). Promovido pelo Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (CENACID/UFPR), o evento reuniu pesquisadores e representantes de diferentes instituições no Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), em Pontal do Paraná (PR), para falar sobre a situação do monumento.
A superintendente do Iphan no Paraná, Fabiana Moro Martins, e os arquitetos Sandra Corrêa e Moisés Stival, além do historiador e arquiteto Victor Reis Chaves Alvim, apresentaram o histórico do monumento, seus principais aspectos construtivos e o Plano de Conservação do conjunto, publicado em 2021.
A participação do Instituto no seminário reforça a importância da articulação entre instituições de pesquisa e órgãos de preservação para fortalecer ações preventivas de proteção do patrimônio cultural. Essa colaboração amplia o diálogo entre preservação, meio ambiente e gestão territorial, contribuindo para a construção de redes de cooperação em consonância com os princípios do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural.
O seminário apresentou o andamento do projeto “Avaliação de Vulnerabilidade Ambiental decorrente de Processos Naturais e Associados a Ações Humanas na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, Paranaguá (PR)”. Os participantes discutiram os aspectos observados durante visita de campo realizada no dia anterior, quarta-feira (10/02), à Ilha do Mel, com passagem pela Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. A equipe analisou riscos como movimentos de massa, eventos extremos e impactos relacionados às mudanças climáticas e à erosão marinha na Baía de Paranaguá.
Este projeto foi viabilizado por meio de convênio firmado em abril de 2025 entre a Portos do Paraná e a UFPR, com repasse de R$ 1,1 milhão e duração de 15 meses. O termo de referência para o estudo foi elaborado em parceria com técnicos do Iphan no PR, seguindo as diretrizes do Plano de Conservação do bem e alinhado às orientações da Unesco para prevenção e mitigação de riscos ao patrimônio cultural.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Única edificação militar do período colonial no Paraná, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi tombada pelo Iphan em 1938. O conjunto fortificado abrange o Morro da Baleia e está situado em área costeira sensível, reconhecido por seus valores históricos, arquitetônicos e arqueológicos.
O tombamento inclui a Casa de Guarnição, o Paiol de Pólvora, o corpo central da Fortaleza e, no topo do Morro da Baleia, uma bateria de canhões do início do século 20. Por essas características, o local exige acompanhamento contínuo e ações de conservação compatíveis com as pressões ambientais que afetam o território.
O conjunto arquitetônico foi palco de episódios históricos significativos, como a Revolução Farroupilha (1835 a 1845), a Revolução Federalista (1893 a 1895) e o "Incidente Cormorant" (1850).
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr