Notícias
FOMENTO
Iphan lança edital “Arqueologia Viva”, no Rio de Janeiro
Foto: Mariana Alves
A arqueologia como instrumento de conexão, cultura e desenvolvimento. Com essa proposta, o Edital Arqueologia Viva foi lançado nesta segunda-feira (2/6), no Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na região da Pequena África, no centro do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), integra o Programa Nacional de Socialização do Patrimônio Arqueológico, que incentiva ações voltadas à difusão, ao uso social e à valorização do patrimônio arqueológico em todo o território nacional.
O evento contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; da diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Jeanne Crespo; da coordenadora de Socialização e Conservação do CNA, Ana Paula da Rosa Leal; do diretor do Departamento de Articulação e Execução Institucional (DAEI), Daniel Sombra; da superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patrícia Wanzeler; da diretora-presidente do Muhcab, Sinara Rúbia Ferreira, entre outras autoridades.
A programação teve início com a apresentação oficial do Edital Arqueologia Viva, que integra o Programa Nacional de Socialização do Patrimônio Arqueológico. Durante a abertura, o presidente do Iphan avaliou que a arqueologia não é apenas um elemento da memória ou da história, nem se limita ao campo do patrimônio. Para ele, esta é uma poderosa ferramenta de transformação social.
"Temos testemunhado, em várias partes do Brasil, como as comunidades têm se apropriado de seus patrimônios arqueológicos, e isso é revolução. Revolução no modo de vida, na economia local, na educação de crianças e adolescentes. Um exemplo é o que a Pequena África tem construído a partir do Sítio Arqueológico Cais do Valongo", complementou.
Com recursos totais de R$ 2,5 milhões, o edital prevê o apoio a até 15 propostas, com ações voltadas à gestão e difusão do patrimônio arqueológico, ao turismo arqueológico sustentável e à economia do patrimônio, com iniciativas criativas que agreguem valor cultural e promovam inclusão social. As inscrições ficam abertas até o dia 2 de julho, por meio de chamamento público. O resultado final será divulgado em 22 de setembro de 2025.
Segundo a diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Jeanne Crespo, esta área não pode mais ser vista apenas como um campo do saber voltado ao estudo do passado. Trata-se de uma ciência do presente, das relações sociais. “Queremos aproximar a arqueologia da sociedade, com uma linguagem mais acessível e democrática, promovendo sua apropriação popular e social”, analisou.
Podem participar organizações da sociedade civil legalmente constituídas, sem fins lucrativos, com experiência comprovada na atuação com patrimônio cultural, especialmente arqueológico, e que estejam em situação jurídica, fiscal e técnica regular. As propostas inscritas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por especialistas indicados pelo Iphan, que levará em conta a qualidade técnica dos projetos, o envolvimento e protagonismo das comunidades locais, o impacto previsto na preservação e gestão do patrimônio arqueológico, a inovação e acessibilidade das ações, sua viabilidade de execução e a relação entre custos e benefícios.
Durante o evento, também foi anunciada a 13ª edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, que terá como tema o uso de tecnologias digitais na preservação do patrimônio arqueológico. De caráter nacional, a edição deste ano contará com duas categorias: a Categoria I, voltada para pessoas físicas, cooperativas, associações, organizações, escolas e universidades, premiará ações continuadas de preservação do patrimônio arqueológico. Já a Categoria II é destinada exclusivamente a pessoas físicas e contemplará artigos que tratem do uso de tecnologias digitais na preservação do patrimônio arqueológico.
Serviço
Edital Arqueologia Viva
Data: 2 de junho a 2 de julho
Mais informações: arqueologiaviva@iphan.gov.br
Clique aqui para se inscrever
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
Ana Carla Pereira - carla.pereira@iphan.gov.br
comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGov | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

