Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Iphan institui Política de Sustentabilidade
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da Portaria interna Nº 292, instituiu no mês de novembro a sua Política de Sustentabilidade. Aplicada a todos os departamentos e unidades descentralizadas do Instituto, a portaria estabelece diretrizes, objetivos e instrumentos para a gestão sustentável do Iphan.
O documento é baseado nos seguintes eixos temáticos: racionalização e consumo consciente; racionalização da ocupação dos espaços físicos; identificação de objetos de menor impacto ambiental; fomento à inovação no mercado e na gestão pública; busca por negócios de impacto nas contratações; divulgação, conscientização e formação; gestão humanizada de pessoas, inclusão, equidade e diversidade.
“A portaria estabelece o esforço conjunto dos departamentos e das unidades descentralizadas na adoção de modelos de gestão organizacional sustentáveis, com a prática de ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas e inclusivas, culturalmente diversas e pautadas na integridade, de acordo com o Programa de Gestão e Responsabilidades Compartilhadas (PGRC) e Programa de Gestão de Desempenho (PGD)” observa a diretora do Departamento de Planejamento e Administração (DPA) do Iphan, Adriana Bortoli.
As ações ambientalmente corretas visam a redução do impacto no meio ambiente, focando na redução do consumo, reaproveitamento, reciclagem de materiais e análise do ciclo de vida dos produtos. Já as ações economicamente viáveis buscam a eficiência contínua dos gastos e a análise custo-benefício nas contratações.
Plano de Logística Sustentável (PLS Iphan)
Também instituído pela Portaria nº 292/2025, o PLS Iphan é um instrumento de governança com caráter vinculativo a todos os departamentos e unidades descentralizadas do Instituto. Com vigência de dois anos, ele estabelece objetivos, indicadores, metas, prazos e mecanismos para mensurar e monitorar as práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, buscando a eficiência do gasto público. “O monitoramento dos resultados das ações será feito pelo DPA, utilizando o sistema Sustenta Iphan. O Sustenta Iphan é uma ferramenta informatizada para a coleta e gestão de dados relativos à implementação do PLS vigente” informa Adriana.
Anualmente, o DPA elaborará um relatório de desempenho do PLS Iphan, a ser publicado no site do Instituto até o final da segunda quinzena de março do ano posterior à sua competência.
Próximos passos
Será publicada portaria instituindo Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Iphan, que atuará na consolidação de uma cultura organizacional que promova sustentabilidade socioambiental, economicidade.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Renato Paiva - renato.paiva@iphan.gov.br