Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Iphan homenageia mestres e mestras das Matrizes Tradicionais do Forró, em Petrópolis (RJ)
Foto: Igor Holderbaum
No sábado (7/6), Dia Municipal do Forró, a cidade de Petrópolis (RJ) celebrou com muita música, dança e tradição a 3ª edição do Festival SerraForró, na Praça da Liberdade. O evento gratuito reuniu centenas de pessoas em torno da salvaguarda do forró, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial tanto em âmbito federal quanto municipal.
Nesta edição, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) marcou presença com uma ação especial: a homenagem a mestres e mestras das Matrizes Tradicionais do Forró da Região Serrana do Rio de Janeiro. Em parceria com a organização do evento, o Iphan reconheceu 18 artistas dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Areal e Petrópolis, que vêm desempenhando um papel essencial na preservação da história e das tradições do forró na região.
A iniciativa faz parte de um ciclo de ações promovidas pela Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro para a valorização do forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Ainda este ano, estão previstas homenagens a mestres e mestras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e também da Região dos Lagos, ampliando o reconhecimento àqueles que mantêm viva essa importante expressão da cultura popular brasileira.
“Essa ação em Petrópolis marcou o início de homenagens que estamos desenvolvendo para valorizar esse importante bem cultural. Reconhecer quem mantém viva essa tradição é uma forma de agradecer, mas também de reafirmar nosso compromisso com a salvaguarda das nossas manifestações populares”, disse a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller.
Segundo o técnico do Iphan, Edivaldo Menezes, o evento foi marcado pela união e cooperação entre diversos setores da sociedade. “Coletivos como o de Salvaguarda do Forró da Região Serrana, os organizadores do Festival SerraForró e o Pontão de Cultura UBUNTU mostraram, juntos, a força da parceria. A presença de representantes de diferentes esferas do poder público reforça a importância da participação coletiva no processo de salvaguarda dos nossos bens culturais”, complementou.
Além da homenagem aos mestres e mestras, o festival ofereceu uma programação diversa, com apresentações musicais, concurso de dança e uma exposição dedicada ao legado de Luiz Gonzaga. Em formato de cordel, a mostra abordou de forma poética a trajetória do Rei do Baião e sua importância para a cultura brasileira.
Matrizes Tradicionais do Forró
As Matrizes Tradicionais do Forró são expressões culturais que envolvem ritmos musicais, danças e instrumentos típicos, presentes em festas e celebrações populares. Essa tradição reúne diferentes formas de música e dança, valorizando a convivência e a transmissão de saberes.
Em 2021, o Iphan reconheceu oficialmente as Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, com inscrição do bem cultural no Livro de Registro das Formas de Expressão.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr