Notícias
ATUAÇÃO
Iphan fiscaliza patrimônios culturais na rota da peregrinação do Círio de Nazaré
Foto: Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, em Belém (PA), ações de fiscalização e acompanhamento técnico das estruturas instaladas ao longo da rota da procissão do Círio de Nazaré. A iniciativa tem como objetivo assegurar a preservação dos patrimônios culturais que integram o percurso da maior manifestação religiosa católica do país, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Celebrado no segundo domingo de outubro — neste ano, no dia 12, coincidindo com a data de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil —, o Círio de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de fiéis e visitantes. De acordo com a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos, o trabalho do Instituto é realizado de forma integrada com diversos órgãos e entidades.
“Todos os anos, o Iphan participa ativamente do planejamento do Círio, em articulação com a Arquidiocese de Belém, a Diretoria do Círio, a Prefeitura, o Governo do Estado e outras instituições envolvidas. Nosso papel é garantir que a celebração ocorra de maneira segura, respeitando o patrimônio edificado e o valor simbólico dessa romaria”, explica.
A fiscalização envolve a análise e a aprovação de projetos para a instalação de estruturas temporárias, como arquibancadas, camarotes e palcos, dentro da área tombada e ao longo do percurso da procissão. O Iphan orienta os proponentes quanto aos limites e parâmetros técnicos adequados para evitar impactos ao conjunto urbano protegido.
“As propostas que não atendem às exigências técnicas são indeferidas e devolvidas aos proponentes, que podem apresentar novos projetos adequados às orientações do Instituto”, complementa a superintendente.
Neste ano, os trabalhos ganham um contexto especial, já que Belém também se prepara para sediar a COP 30, em 2025, o que amplia a movimentação e o número de estruturas montadas na cidade. “O Iphan tem atuado com afinco e presença constante nas ruas. Nossas equipes estão todos os dias orientando, analisando projetos e fiscalizando as montagens, para garantir a segurança do patrimônio e das pessoas. Afinal, o maior patrimônio que o Círio celebra é o da fé, da religiosidade e da devoção do povo paraense”, ressalta Cristina.
Além da procissão principal, o Círio de Nazaré abrange diversas manifestações associadas registradas pelo Iphan, como a Festa da Chiquita (vencedora do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, concedido pelo Iphan), o Arrastão do Pavulagem e o Auto do Círio.
Além da fiscalização, a superintendência do Iphan em Belém cede, todos os anos, seu prédio para que seja instalado um posto da Cruz Vermelha para atendimento aos romeiros. Neste ano, o espaço foi montado hoje, dia 10/10, e segue funcionando até domingo.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr