Notícias
MÊS DO PATRIMÔNIO
Iphan e CCBB RJ promovem atividades de educação patrimonial
Foto: Paulo Peters/Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), promoveu, nos dias 27 e 28 de agosto, e 1º de setembro, o evento “Iphan e CCBB: patrimônio e territórios”. A programação integrou a agenda nacional em celebração ao Mês do Patrimônio, promovida pelo Instituto.
Organizada pela Coordenação-Geral de Educação, Formação e Participação Social (Cogedu), do Departamento de Articulação, Fomento e Educação (Dafe) do Iphan, a iniciativa reuniu diferentes atividades gratuitas de educação patrimonial, como roda de conversa, palestra, oficina, minicurso e uma caminhada cultural pelo entorno do CCBB.
A programação teve início com uma roda de conversa sobre educação patrimonial e inventários participativos conduzida pela equipe da Cogedu, além da apresentação do projeto “Corpo Morada - Inventário e Educação Patrimonial nas Favelas da Leopoldina”, desenvolvido pelo Observatório de Favelas. Combinando aulas expositivas, reflexões sobre memória e urbanismo, e práticas de reconhecimento patrimonial nos territórios da Leopoldina, na região da Zona Norte do Rio de Janeiro, a ação foi uma das contempladas pelo Edital de Educação Patrimonial de 2023, lançado pelo Iphan, que destinou R$ 2 milhões a iniciativas de reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural brasileiro no campo de projetos de educação, sensibilização e formação.
“As múltiplas atividades formativas que integraram a programação estabelecida entre as instituições reforçam o compromisso da área de educação patrimonial em ampliar, democratizar e abraçar distintos públicos interessados pelo tema do patrimônio cultural”, afirmou a coordenadora de Educação Patrimonial e Formação do Iphan, Márcia Pacito Almeida.
No dia 28, uma solenidade oficial celebrou a parceria entre o Iphan e o CCBB RJ, com a presença do presidente do Instituto, Leandro Grass, e da gerente geral do Centro Cultural, Sueli Voltarelli. Na ocasião, Grass ressaltou a importância das atividades realizadas no âmbito da parceria firmada entre as duas instituições.
“O trabalho do CCBB é de inovação, de vanguarda para promover a cultura do Brasil e trazer a população para dentro deste espaço. A cultura está sendo retomada e essa parceria prestigia esse movimento”, pontuou o presidente do Iphan.
Na parte da tarde, o público participou de uma caminhada cultural que percorreu bens tombados em nível federal, como o Paço Imperial, unidade especial do Instituto, e o Edifício Docas de Santos, sede da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, e o perímetro da Praça XV, entorno imediato do CCBB RJ, tentando compreender o contexto e as vivências daquele território. A produção de mapas afetivos, a partir das reflexões geradas pela caminhada, também integrou a programação.
Encerrando a programação, no dia 1º de setembro, o diretor do Centro de Documentação do Patrimônio (CDP) do Iphan, Raphael Bahia, ministrou o minicurso “Arquivos patrimoniais: desafios e oportunidades” e participou da mesa-redonda “Experiências e Práticas com os Arquivos”, ao lado da chefe do Arquivo Central do Iphan - Seção Rio de Janeiro, Andressa Furtado, e da diretora do Arquivo Nacional, Mônica Lima e Souza.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
