Notícias
RESTAURAÇÃO
Iphan dá continuidade ao trabalho de preservação do Centro Histórico de Antonina (PR)
Foto: Prefeitura de Antonina
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou duas importantes ações de preservação de bens culturais que integram o Centro Histórico de Antonina, no Paraná, nesta quarta-feira (07/05). Pela manhã, ocorreu a entrega dos projetos de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e do Salão Paroquial e, no período da tarde, foi emitida a ordem de serviço para o início da obra de restauração da Igreja de São Benedito.
As atividades contaram com a presença de representantes da Prefeitura de Antonina, da Diocese de Paranaguá, representantes da empresa responsável pela obra e as gestoras da superintendência do Iphan no estado que fizeram a vistoria para início dos serviços na Igreja de São Benedito. “Fizemos questão de dialogar com os representantes da paróquia, da prefeitura e da comunidade durante a elaboração dos projetos”, comentou a superintendente do Iphan, Fabiana Moro Martins. “Esse engajamento é fundamental para que as ações de preservação tenham sentido e continuidade.”
Os projetos destinados à restauração da Igreja Matriz e do Salão Paroquial foram entregues à comunidade local e à Diocese de Paranaguá, proprietária dos bens. Ambos foram contratados pelo Iphan com recursos de emenda parlamentar no fim do ano de 2022, e o orçamento necessário para a execução das obras está estimado em, aproximadamente, R$ 5,9 milhões. O Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet, foi uma das alternativas de captação de recurso sugeridas pelo Iphan, em diálogo com a prefeitura de Antonina e os membros da paróquia.
Já a obra de restauração da Igreja de São Benedito, que inclui a requalificação de seu entorno, foi viabilizada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contempla um investimento de quase R$ 2,56 milhões. A execução dos serviços será realizada pela empresa Marsou Engenharia, e o prazo para a conclusão do trabalho é de 330 dias. A Igreja também servirá de mote para atividades de educação patrimonial na cidade, e está prevista uma pesquisa arqueológica antes do início efetivo das obras.
Para a chefe da divisão técnica do Iphan no Paraná, Anna Eliza Finger, essas ações demonstram o esforço conjunto entre o Iphan, a prefeitura e a comunidade para preservar patrimônios que são de todos os brasileiros. “Essa obra representa mais um passo em uma trajetória contínua de investimentos do Iphan em Antonina, que vem desde o PAC Cidades Históricas. Já atuamos na estação ferroviária, nas ruínas do Armazém Macedo, na Igreja do Saivá e agora seguimos com a São Benedito, que tem um valor simbólico forte por sua ligação com a história da comunidade negra em Antonina. Preservar esse espaço é, também, reconhecer a memória e a presença desses grupos na formação da cidade”, diz ela.
Exposição
No mesmo dia 7, foi inaugurada uma mostra fotográfica ao ar livre nas janelas do Salão Paroquial da Igreja Matriz, com seis paineis que apresentam os resultados das pesquisas históricas realizadas no âmbito dos projetos de restauração e as informações sobre os bens do município.
Patrimônio Cultural
O Centro Histórico de Antonina foi tombado pelo Iphan em 2012, por seus valores históricos e paisagísticos. Além das igrejas, a área é composta por edifícios com características do período colonial brasileiro, bem como de arquitetura eclética e art déco, com calçamento de pedras e ruínas que enriquecem o patrimônio.
A cidade é a materialização dos processos de ocupação territorial na região, particularmente no Paraná. Sua importância histórica está vinculada à primeira fase do chamado Ciclo do Ouro, que antecedeu a exploração nas Minas Gerais.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil — amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr
