Notícias
ARQUEOLOGIA
Iphan coopera com estudantes em torneio internacional de robótica
Foto: acervo/Iphan-GO
No ritmo das comemorações do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ajudado equipes de estudantes de todo o Brasil que participam do torneio internacional de robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), realizado no país pelo SESI. A edição 2025/2026 traz como tema "Unearthed" (desenterrado), convidando crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio a explorarem o universo da arqueologia usando tecnologia para resolver problemas reais.
Desde agosto, superintendências do Iphan em diferentes estados têm recebido ou visitado equipes de robótica, promovendo encontros que misturam conhecimento científico, curiosidade juvenil e muita criatividade. A aventura começou em Goiás, onde o Iphan recebeu competidores do SESI Planalto. Os estudantes participaram de uma visita guiada à exposição “Goiás 11 mil anos”, que apresenta coleção representativa da longa trajetória de ocupação humana no estado. Os competidores realizaram, ainda, um tour virtual por sítios arqueológicos de Serranópolis (GO), utilizando óculos de realidade aumentada, o que possibilitou uma experiência imersiva de contato com o patrimônio arqueológico goiano.
Na Bahia, o Iphan recebeu turmas do SESI Candeias no Solar Berquó, uma das mais representativas casas nobres dos séculos 17 e 18. Os estudantes foram acompanhados pelos arqueólogos Alex Colpas, Mateus Rizério, Luciano Souza e Rimara Santos, do Núcleo de Arqueologia do Iphan na Bahia.
"Com questionamentos pertinentes e grande interesse em aprofundar os conhecimentos apresentados, os integrantes das equipes tornaram o encontro uma experiência enriquecedora também para os profissionais do Iphan. A troca de saberes e a curiosidade dos jovens resultaram em uma visita amplamente proveitosa para todos os envolvidos", destacou o arqueólogo Alex Colpas.
No Acre, equipes de jovens talentos do SESI foram recebidos na superintendência pelo Chefe de Divisão e Arquiteto, Gabriel Miranda e a arqueóloga Antônia Barbosa. Juntos, eles discutiram os desafios para o campo da arqueologia.
No dia 23 de setembro, foi a vez do Iphan em Mato Grosso realizar sua primeira atividade na unidade SESI de Várzea Grande. O arqueólogo Francisco Forte Stuchi ministrou palestra para duas equipes de estudantes, apresentando conceitos gerais sobre arqueologia, tipos de vestígios, sítios arqueológicos e métodos de pesquisa, além de compartilhar experiências práticas da profissão.
A atividade contou com exposição de materiais arqueológicos e um animado espaço para perguntas. Os alunos aproveitaram para relacionar todo o conhecimento apresentado ao desenvolvimento de seus projetos de robótica.
Logo no dia seguinte, a Superintendência do Iphan no Espírito Santo recebeu as equipes de robótica do SESI Laranjeiras para uma experiência que mostrou como tecnologia e arqueologia podem andar juntas. As turmas foram recepcionadas pelo técnico Lucas Petri, que apresentou o papel do Iphan na sociedade e os desafios enfrentados pela arqueologia.
"Costumamos receber turmas de escolas, mas esta foi a primeira vez que recebemos o SESI com o objetivo de trocar ideias sobre robótica. A experiência proporcionou uma troca de conhecimento muito enriquecedora: durante o bate-papo, os alunos apresentaram suas ideias, debatemos as problemáticas e sugerimos possíveis soluções", contou Lucas Petri.
Fechando setembro, a equipe do SESI Cuiabá visitou a Superintendência do Iphan em Mato Grosso em um encontro conduzido pela Superintendente Ana Joaquina da Cruz. "A iniciativa da competição é muito importante ao colocar os alunos em contato com profissões pouco comuns como é o caso da arqueologia. Para nós, profissionais da área, é uma oportunidade de apresentar nosso trabalho e sensibilizar o público sobre a importância da arqueologia enquanto patrimônio cultural", afirmou a superintendente.
Em novembro, na Sede do Iphan em Brasília, a Superintendência do Distrito Federal e o Centro Nacional de Arqueologia (CNA) receberam duas equipes do SESI Taguatinga. Os estudantes apresentaram alguns produtos desenvolvidos relacionados a identificação magnética de vestígios arqueológicos.
Jovens transformando o futuro
A FIRST LEGO League 2025/2026, o maior torneio de robótica educacional do mundo, está transformando salas de aula de norte a sul do Brasil. Com o tema "UNEARTHED", a competição desafia crianças e jovens a explorarem a arqueologia sob uma perspectiva inovadora, conectando passado, presente e futuro por meio da ciência e da tecnologia.
A parceria entre o Iphan e as equipes de robótica representa uma ponte entre gerações: de um lado, profissionais que dedicam suas vidas à preservação do patrimônio cultural; de outro, jovens que dominam tecnologias e pensam em soluções criativas para os desafios de hoje e de amanhã.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr
