Notícias
PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Histórica sede do Iphan no Paraná é tema de oficinas de fotografia abertas ao público
Sede da superintendência do Iphan no Paraná, a Casa Domingos, em Curitiba, vai servir de mote para duas oficinas gratuitas de fotografia coordenadas pelo fotógrafo Patrick Vaghetti, uma no dia 15 e outra em 19 de fevereiro. Com uma mostra do seu trabalho exposta desde dezembro de 2024 na Sala Enedina Alves Marques, espaço cultural da Casa Domingos, Vaghetti vai ensinar os participantes a capturar, por meio de imagens, a essência e a estrutura dessa edificação de mais de 100 anos, transformando-a em uma série fotográfica rica em detalhes. As inscrições, abertas ao público, podem ser feitas por um formulário on-line.
Confira a programação detalhada da oficina:
- Composição e enquadramento: Desvendando os segredos da composição para criar imagens impactantes, destacando os elementos mais interessantes da casa.
- Luz e sombra: Dominando a luz natural e artificial para realçar a atmosfera e criar diferentes fotografias.
- Cores e texturas: Apreciando a riqueza de detalhes da casa e utilizando a fotografia para ressaltar suas cores, formas e texturas únicas.
- Histórias por trás das fotos: Desenvolvendo o olhar fotográfico para encontrar as histórias que se escondem em cada canto da casa.
- Edição de fotos: Aprendendo a aprimorar suas imagens utilizando softwares de edição, realçando a beleza natural das casas antigas.
- Montando uma série fotográfica: Organizar as fotografias dentro da proposta e apresentar alternativas de composição e montagem.
A Casa Domingos Nascimento Sobrinho
A sede da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná é uma verdadeira cápsula do tempo, repleta de detalhes arquitetônicos, texturas, cores e histórias, que conectam o presente e o passado. Edificada por volta de 1920, a residência foi um imóvel de chácara do Major Domingos Nascimento Sobrinho e se localizava, originalmente, no bairro do Portão, na capital paranaense.
Em sua construção, incorporou elementos tradicionalmente presentes na arquitetura de madeira do estado: utilização do sótão, permitido pelo alteamento do telhado, lambrequins nos beirais e o avarandado que circunda a casa. Devido à expansão imobiliária da cidade, a casa seria demolida, no ano de 1984, para dar lugar a um edifício de seis andares, mas a estrutura e a memória foram preservadas e salvas pela Sphan/Pró Memória (atual IPHAN).
Graças aos levantamentos arquitetônicos, à documentação fotográfica e à numeração de todas as peças da casa, com os recursos do Instituto e a colaboração de professores e estudantes universitários, foi possível transferir a casa para um terreno cedido pela prefeitura de Curitiba. A inauguração, no então novo endereço, ocorreu apenas quatro anos depois, em 1988.
A exposição
Inaugurada em dezembro de 2024, a exposição “Única, última vez”, de Patrick Vaghetti propõe reflexões sobre o patrimônio cultural edificado, apresentando fotografias sobre a arquitetura de cidades históricas do Paraná, impressas em um pequeno formato instantâneo (54 x 86 mm), com o intuito de fazer com que as pessoas cheguem mais perto.
Para o fotógrafo, as imagens em formato instantâneo, no qual o controle sobre o equipamento não é pleno, guardam uma certa similaridade com o patrimônio histórico abordado nelas, pois as reações da natureza causam um efeito em cada um deles. "Assim como o filme reage à luz sem o controle do fotógrafo e a fotografia vai mudando em cor e contraste conforme sua incidência, o patrimônio histórico também reage à ação do tempo", observa Patrick.
"Há alguns anos a frase 'O tempo faz arquitetura, e a ação do tempo faz arte' chegou pronta no meu pensamento e acabou me convidando a uma profunda reflexão sobre a relação intrínseca entre a arquitetura e a passagem do tempo. Ela nos revela como a arquitetura, além de ser uma expressão estática de um momento específico, é também um organismo vivo, em constante diálogo com o tempo e com as forças da natureza", diz o artista.
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 7 de março de 2025.
Única, última vez (exposição de fotos sobre patrimônio arquitetônico no Paraná)
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho (Iphan)
Endereço: Rua José de Alencar, 1808 – Juvevê – Curitiba/PR.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Informações: (41) 3264-7971
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br

