Notícias
EXPOSIÇÃO
Fotografias retratam rotina de descendentes de imigrantes ucranianos no interior paranaense
Foto: Raphael Bernadelli
A Casa Domingos Nascimento Sobrinho, sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Curitiba (PR), está recebendo a exposição fotográfica “Ukrainos”, da fotógrafa curitibana Larissa Guimarães, vencedora do Festival Internacional de Fotografia de Paraty, em 2020. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
A mostra traz imagens que retratam o cotidiano de descendentes de imigrantes ucranianos da cidade de Prudentópolis, no interior do Paraná. Larissa apresenta um olhar sensível sobre a vida dessas pessoas, com registros que evidenciam aspectos culturais, religiosos e familiares que atravessam gerações. As fotografias revelam uma rotina marcada pela simplicidade, pelo apego à terra e pela fé católica fervorosa.
Mais do que um registro documental, o trabalho é um mergulho afetivo nas raízes da própria fotógrafa. “A família da minha avó materna veio da Ucrânia e se instalou em Prudentópolis. Este projeto é uma homenagem à história dos meus antepassados e da minha família”, relatou Larissa.O evento de abertura, ocorrido em 17 de julho, contou com a presença do antigo superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina, que foi responsável pela preservação da casa de madeira que hoje funciona como sede do Instituto em Curitiba e Casa do Patrimônio. E a participação dele enriqueceu ainda mais esse momento, pois um dos motivos da escolha do local da exposição pela fotógrafa foi o fato de que suas obras têm como cenário a arquitetura tradicional em madeira do Paraná — técnica de mata-junta, que consiste em um sistema construtivo onde tábuas são sobrepostas em cima de vigas, com juntas deslocadas para resistência e vedação — , que foi muito usada pelos imigrantes ucranianos e de outras nações europeias.
A Casa Domingos Nascimento Sobrinho
Edificada por volta de 1920, a casa de madeira que abriga a sede do Iphan no Paraná foi um imóvel de chácara do Major Domingos Nascimento Sobrinho e se localizava, originalmente, no bairro do Portão, na capital paranaense.
Em sua construção, incorporou elementos tradicionalmente presentes na arquitetura de madeira do estado: utilização do sótão, permitido pelo alteamento do telhado, lambrequins nos beirais e o avarandado que circunda a casa. Devido à expansão imobiliária da cidade, a casa seria demolida, no ano de 1984, para dar lugar a um edifício de seis andares, mas a estrutura e a memória foram preservadas e salvas pela Sphan/Pró Memória (atual Iphan).
Graças aos levantamentos arquitetônicos, à documentação fotográfica e à numeração de todas as peças da casa, com os recursos do Instituto e a colaboração de professores e estudantes universitários, foi possível transferir a casa para um terreno cedido pela prefeitura de Curitiba. A inauguração, no então novo endereço, ocorreu quatro anos depois, em 1988.
Serviço
Exposição “Ukrainos"
Período expositivo: até 19 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Local: Casa Domingos Nascimento Sobrinho – Iphan
Endereço: Rua José de Alencar, 1.808 – Juvevê – Curitiba/PR.
Entrada gratuita
Informações: (41) 3264-7971
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

