Notícias
OBRAS
Forte de Coimbra celebra 250 anos e recebe anúncio de obras de restauração
Forte Coimbra, tombado pelo Iphan em 1974. Foto: André Brasil/Iphan
O Forte de Coimbra, localizado em Corumbá (MS), comemorou neste fim de semana seus 250 anos de história com uma programação especial que marcou também o anúncio de sua restauração. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974, o monumento foi erguido em 1775 à margem direita do Rio Paraguai e é um dos mais importantes símbolos da presença portuguesa no interior do Brasil, tendo desempenhado papel estratégico durante a Guerra da Tríplice Aliança.
A cerimônia, realizada no sábado (20), contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do ministro da Defesa, José Múcio, do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, além de autoridades civis e militares. O Iphan esteve representado pelo superintendente em Mato Grosso do Sul, João Santos. Durante o ato, foi lançada a pedra fundamental da obra de restauração, orçada em R$ 19 milhões, que será viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A iniciativa é fruto da parceria entre o Iphan, o Comando Militar do Oeste e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa), responsável pela captação de recursos. O projeto já foi aprovado na primeira etapa da Lei Rouanet e está apto a captar os recursos necessários. O Exército Brasileiro, proprietário do Forte, firmou um termo de compromisso com a Appa para execução das etapas previstas.
As obras contemplam intervenções de infraestrutura, como restauração de telhados, sistemas elétrico e hidráulico, adequações de acessibilidade e conservação de elementos artísticos e históricos. Também estão previstas salas temáticas que abordarão a história do Mato Grosso do Sul, do Exército Brasileiro e dos povos que vivem na região de fronteira, além da preservação de símbolos como a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Forte.
Segundo o superintendente do Iphan no estado, João Santos, a restauração do Forte de Coimbra representa mais do que uma intervenção física: “O projeto é resultado do trabalho conjunto entre técnicos do Iphan, o Exército Brasileiro e a sociedade civil. O Forte guarda valores militares e históricos, mas também está profundamente ligado à comunidade local, que mantém tradições religiosas seculares em devoção a Nossa Senhora do Carmo”, destacou.
Com o lançamento da pedra fundamental, o processo de captação de recursos já foi iniciado, contando com o apoio do Iphan e do governo estadual, com incentivos a participação de empresários. Após a arrecadação de 10% do valor total previsto, cerca de R$ 1,9 milhão, o projeto passará à etapa de aprovação definitiva junto ao Iphan.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
André Nogueira Brasil - andre.nogueira@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr