Notícias
PATRIMÔNIO IMATERIAL
Evento promove debate sobre saúde ocupacional das Paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo
Foto: Filipe Oliveira/Iphan
Nesta quarta-feira (26/2), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em articulação com o Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva, Comunicação Social e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou o Cine Debate Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, com exibição do documentário “Mulheres das Águas”. Promovida no Galpão das Paneleiras, na cidade de Vitória (ES), a exibição foi aberta ao público e atraiu não apenas as paneleiras, mas também moradores, gestores públicos e pesquisadores interessados na preservação cultural e nas condições de trabalho das detentoras desse saber tradicional. Também estiveram presentes representantes do Iphan e da UFES, além da vereadora Karla Coser e da representante do Escritório do Ministério da Cultura no Espírito Santo, Nieve Matos.
O evento estimulou uma reflexão sobre as condições de vida e trabalho das mulheres que preservam a tradição das panelas de barro no estado. O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, primeiro bem cultural registrado no Livro de Registro dos Saberes, em 2002, simboliza esse conhecimento transmitido por gerações.
“A salvaguarda de um bem imaterial não se resume à preservação do saber, mas deve considerar as necessidades das pessoas que o mantêm vivo”, destacou o superintendente do Iphan no Espírito Santo, Joubert Filho. “Garantir acesso a políticas públicas é essencial para a continuidade dessas tradições, e essa parceria com a UFES será fundamental para ampliar o acesso à informação e promover pesquisas voltadas à saúde das paneleiras”, concluiu.
O documentário "Mulheres das Águas" retrata desafios socioambientais enfrentados por populações tradicionais. O filme gerou grande identificação entre as paneleiras, pois abordou ameaças à continuidade de tradições, insegurança sobre a saúde física e mental e impactos da urbanização acelerada.
Durante o debate, as participantes reforçaram a necessidade de ações de saúde pública mais constantes, incluindo a reabertura de um posto médico no bairro, distribuição de protetor solar, devido à exposição ao calor intenso, e apoio financeiro nos períodos de baixa nas vendas.
A experiência do Cine Clube Paneleiras de Goiabeiras continuará com uma segunda edição, prevista para o dia 26 de março, quando será aprofundada a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e suas interações com a comunidade. “A ideia do cinedebate surgiu das discussões nas reuniões de salvaguarda, promovidas pela superintendência do Iphan no Espírito Santo, em outubro de 2024, quando foi alinhada a possibilidade de construir momentos de reflexão sobre o tema”, disse o historiador do Iphan Filipe Oliveira.
A expectativa é que esses encontros contribuam para fortalecer os laços comunitários e estimular soluções concretas para as demandas das paneleiras.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr