Notícias
RESTAURAÇÃO
Em Pirenópolis, parceria viabiliza pintura da Matriz Nossa Senhora do Rosário com acompanhamento do Iphan
Foto: Victor Hugo Mori
A Matriz Nossa Senhora do Rosário, um dos marcos históricos e culturais mais importantes da cidade de Pirenópolis, passará por um processo de pintura interna e externa a partir desta quinta-feira (12). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Paróquia da Matriz e iniciativa privada, com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio histórico local.
As obras foram previamente autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também acompanhará de perto os trabalhos. A instituição atua como fiscalizadora da intervenção e fornece orientações técnicas para garantir que todas as normas de preservação do patrimônio cultural sejam respeitadas.
A chefe do Escritório Técnico do Iphan em Pirenópolis, Eliza Borges, ressaltou que realizar uma intervenção em um bem tombado exige cuidados específicos e atenção a normas rígidas, de modo a preservar o valor histórico, artístico e cultural dele. “Esses cuidados envolvem aspectos técnicos, legais e éticos. A intervenção deve manter os elementos originais, como materiais, técnicas construtivas e volumetria. Alterações irreversíveis, remoções indevidas ou descaracterizações são terminantemente proibidas”, disse ela.
Em uma restauração como essa, sempre que possível, deve-se utilizar materiais e técnicas compatíveis com os originais. A obra é conduzida por profissionais especializados em patrimônio histórico, como arquitetos, restauradores, historiadores, engenheiros e conservadores. Além disso, é importante envolver a comunidade local, explicando o valor do bem e da intervenção. “A educação patrimonial ajuda a fortalecer o vínculo social com o patrimônio, evitando ações futuras de degradação ou abandono”, pontuou Eliza.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos nos próximos meses. A parceria possibilitou que a ação seja realizada sem ônus para os cofres públicos, com recursos totalmente provenientes da iniciativa privada.
A igreja
A Matriz de Nossa Senhora do Rosário é a paróquia mais antiga do estado de Goiás. “É um símbolo da resiliência histórica, da identidade cultural goiana e brasileira, e da riqueza do patrimônio imaterial ligado às tradições religiosas e populares de Pirenópolis”, definiu Eliza Borges.
Tombada individualmente pelo Iphan em 1941, a Matriz representa técnicas construtivas tradicionais, como o uso de adobe (material de construção tradicional feito com terra, água e materiais orgânicos), taipa de pilão (técnica construtiva antiga, em que paredes são construídas com terra compactada entre pranchões de madeira) e madeiras locais.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Mariana Alvarenga - mariana.alvarenga@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr