Notícias
IMATERIAL
Em Brasília (DF), Iphan promove seminário sobre a Literatura de Cordel
Foto: Francisco Moreira da Costa
No dia 6 de fevereiro (sexta-feira), das 9h às 17h30, a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, recebe o seminário “Jornada do Cordel – Patrimônio Cultural do Brasil”. O evento integra as ações de salvaguarda da Literatura de Cordel, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e propõe um espaço de reflexão sobre os desafios e perspectivas dessa importante manifestação cultural.
O seminário tem como objetivo fazer um balanço da situação atual da Literatura de Cordel, sete anos após seu reconhecimento oficial como patrimônio cultural. A programação reúne cordelistas, pesquisadores, professores, gestores públicos e representantes de associações culturais, promovendo o diálogo entre diferentes saberes e experiências ligados ao cordel no Brasil.
Entre os destaques do encontro estão a abertura oficial com o lançamento da cartilha “Meu Caderno de Cordel”, a apresentação dos vencedores do Concurso Leandro Gomes de Barros de Literatura de Cordel e debates ao longo do dia sobre a continuidade, valorização e difusão do cordel. Confira a programação do evento
De acordo com João Bosco Bezerra, poeta cordelista e coordenador da Jornada do Cordel, o seminário marca um momento importante para avaliar os impactos do reconhecimento institucional. “O cordel já teve seu valor artístico reconhecido há décadas no meio acadêmico. Agora, precisamos analisar o que mudou nesses sete anos e quais caminhos ainda precisam ser percorridos para garantir que essa expressão cultural siga viva, social e plural”, afirmou.
O encontro é realizado pela Associação Cultural Jornada Literária do DF, uma organização social comprometida com a democratização do acesso à leitura e à literatura, promovendo ações em diversas regiões da capital federal. A associação, em 2023, foi uma das contempladas pelo edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) do Iphan, que disponibilizou aproximadamente R$ 22 milhões de investimento para projetos de salvaguarda de bens culturais em todo o Brasil.
Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel é uma expressão cultural popular que combina versos rimados, música e ilustração, com origem no século 19. Nascida da fusão de tradições indígenas, africanas, europeias e árabes, o cordel se desenvolveu a partir da oralidade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ao longo do tempo, transformou histórias narradas em prosa em poemas rimados, tornando-se uma das formas mais tradicionais da poesia brasileira.
Hoje, o cordel circula por diversos estados do país, dialoga com outras linguagens artísticas, como teatro, cinema e redes sociais, e garante o sustento de poetas, ilustradores e folheteiros. Mais do que um gênero literário, o cordel é um fenômeno cultural vivo, que preserva sua identidade ao mesmo tempo em que se reinventa.
SERVIÇO
Seminário “Jornada do Cordel - Patrimônio Cultural do Brasil”S
6 de fevereiro de 2024, das 9h às 17h30
Auditório do Iphan Sede | SEPS 702/902, Bloco C, Torre A, Asa Sul, Centro Empresarial Brasília 50 | Térreo
SAIBA MAIS INFORMAÇÕES
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr