Notícias
IMATERIAL
Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão recebe certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Foto: Mariana Alves/Iphan
O Maranhão viveu um momento histórico nesta quinta-feira, 14 de agosto. O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão recebeu oficialmente o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecimento concedido em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e celebrado em conjunto com o Governo do Maranhão e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A cerimônia aconteceu na tradicional Capela de São Pedro, no bairro Madre Deus, em São Luís, local que é símbolo das festas juninas e ponto de encontro de grupos de boi durante a temporada, que acontece anualmente nos meses de junho e julho.
Entre os destaques da festa, foi anunciada, em parceria com o Governo do Maranhão, a restauração de um sobrado colonial no coração do Centro Histórico de São Luís, na Rua Portugal, para abrigar a tão sonhada Casa do Bumba Meu Boi do Maranhão. Com um investimento de mais de R$ 12 milhões, oriundos do Novo PAC, o espaço será um ponto de encontro da memória, da cultura e da identidade do povo maranhense, celebrando uma das manifestações mais vibrantes e emocionantes do Brasil.
O evento contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan), Leandro Grass; da superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão; do diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI), Daniel Sombra; do diretor do Departamento de Patrimônio Material, Deyvesson Gusmão; e da técnica da superintendência do Iphan no Maranhão responsável pela elaboração do dossiê que garantiu o título, Izaurina Nunes.
Trabalho técnico e participação social
Para o presidente do Iphan, Leandro Grass, a construção de uma candidatura para o reconhecimento de um patrimônio exige um trabalho técnico cuidadoso, com elaboração de dossiês, pesquisa e produção de conhecimento, mas também uma intensa participação social. "Nada se torna parte do patrimônio cultural do Brasil, e muito menos do mundo, sem o envolvimento direto das pessoas que fazem a cultura acontecer. Quero agradecer a todos os representantes, parceiros e, em especial, à diretora-representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, por contribuírem para que este reconhecimento fosse possível”, ressaltou.
Marlova ressaltou a importância da preservação e proteção do patrimônio cultural. " Quando a Unesco reconhece que um lugar é patrimônio mundial, ela busca mostrar ao mundo o valor excepcional que aquele local possui. Da mesma forma, ao considerar o patrimônio imaterial, vemos um legado de expressões culturais que merecem ser preservadas e divulgadas. Se esse patrimônio pertence ao mundo, então cabe a todos nós protegê-lo com orgulho, compartilhar suas histórias com generosidade e garantir que sua beleza e significado inspirem as futuras gerações, unindo lutas, memórias e celebrações em torno do nosso patrimônio coletivo.”
Brincantes, mestres, músicos e admiradores dessa manifestação cultural se juntaram às autoridades para celebrar o momento. Houve cortejo, apresentações e instantes de emoção, reafirmando o valor dessa tradição que atravessa gerações.
O reconhecimento da Unesco reforça a importância do Bumba-meu-boi como expressão artística e patrimônio vivo.
O Bumba-meu-boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens. A manifestação foi registrada como patrimônio imaterial do Brasil em 2011, se tornando patrimônio mundial oito anos mais tarde.
Mais informações para a imprensa
comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr


