Notícias
CLC
Centro Lucio Costa promove capacitação em planos de gestão de riscos de desastres em sítios do Patrimônio Mundial
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O Centro Lucio Costa (CLC), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), encerrou nesta terça-feira (11/11) o Curso de Elaboração de Planos de Gestão de Riscos de Desastres em Sítios Patrimônio Mundial. Realizada desde outubro, a formação foi promovida pelo Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Mundial (CLC/CC2), em parceria com o Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI) e o Serviço Nacional do Patrimônio Cultural do Chile.
Integrando o Plano de Ação do CLC/CC2 para 2025, o curso online teve como objetivo capacitar profissionais na elaboração de estratégias de prevenção e resposta a riscos de desastres em sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa também buscou fortalecer a cooperação regional por meio da troca de experiências entre especialistas de diferentes contextos culturais e institucionais.
Ao todo, integraram as atividades 32 participantes de nove países da área de abrangência do CLC/CC2: Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Moçambique, Paraguai, Peru e Uruguai. O Brasil foi representado por gestores dos sítios Patrimônio Mundial de Diamantina (MG), São Luís (MA) e São Cristóvão (SE), que apresentaram experiências e práticas de gestão de riscos aplicadas em seus territórios.
“O curso reafirmou o compromisso do Centro Lucio Costa em fortalecer as capacidades técnicas e estratégicas dos gestores responsáveis pela conservação do Patrimônio Mundial. A gestão de riscos é um tema essencial diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, que exigem respostas cada vez mais integradas e preventivas”, disse a coordenadora técnica do Centro Lucio Costa, Natália Leal da Silva.
As atividades foram conduzidas pelas professoras Marcela Hurtado e Cybill Muñoz García, da Universidade Técnica Federico Santa María, do Chile. Especialista em conservação e gestão de riscos em patrimônios culturais, Marcela Hurtado possui ampla experiência na elaboração de planos voltados a sítios do Patrimônio Mundial. Já a arquiteta Cybill Muñoz García atua nas áreas de conservação, reabilitação e gestão de riscos, tendo participado de diversos projetos de proteção e recuperação de bens reconhecidos pela Unesco.
Com 30 horas de duração, a capacitação abordou temas como gestão de risco de desastres, prevenção e preparação, resposta e recuperação pós-desastre, além da elaboração de planos de mitigação aplicados a estudos de caso em sítios do Patrimônio Mundial. Durante as atividades, os participantes compartilharam experiências e iniciativas desenvolvidas em suas instituições, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e fortalecendo uma rede regional de cooperação voltada à proteção do patrimônio cultural diante de riscos e desastres.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br