Notícias
CULTURA
Caravana do Patrimônio leva Cordel e Xilogravura a escolas de Roraima
Foto: Fernando Mesquita/Iphan
Nos dias 23 e 24 de maio, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) em Roraima esteve na Escola Estadual Santa Catarina, zona rural do município de Cantá, para acompanhar a Caravana do Patrimônio Cultural, projeto de extensão da Universidade Federal de Roraima (UFRR) que leva oficinas de Cordel e Xilogravura a escolas públicas nos municípios de Roraima, como forma de divulgar a Literatura de Cordel, bem imaterial reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2018.
Nesta visita, o cordelista Ivônio Solon, indígena do povo Wapichana, compartilhou com os estudantes como foi seu primeiro contato com o Cordel e como seguiu na escrita, apresentando parte de suas produções. As visitas aos municípios acontecem em dois dias, um dia para a oficina nas escolas e o outro para coleta de histórias de vida e narrativas.
O projeto é fruto dos diálogos entre o Programa de Extensão “Memorial de Narrativas e Práticas Socioculturais em Roraima” com a Superintendência do Iphan no estado. A Caravana foi criada oficialmente em 2018 e iniciou suas atividades em 2023. A proposta é fazer um mapeamento cultural do Cordel no estado para identificar, preservar e divulgar essa tradição e realizar o registro das histórias de vida dos cordelistas, para compreender como os autores desenvolvem, registram e transmitem sua arte. Ao final do projeto, está prevista a publicação de um livro com os conteúdos coletados durante as visitas e as análises das atividades realizadas.
A superintendente do Iphan em Roraima, Larissa Guimarães, comenta o potencial do projeto: “Esta é a primeira ação do Iphan com detentores da Literatura de Cordel em Roraima. A Caravana nos trará dados e informações relevantes para os próximos passos da Salvaguarda, nas propostas de ações a partir das especificidades locais”.
O coordenador do Projeto, Sylvio Ramires, indica a potencialidade desta ação junto ao Iphan. “O levantamento de cordelistas tem permitido mapear a presença desta forma de expressão nos mais variados contextos do estado, em que as questões locais são temas abordados nas escritas e nas ilustrações”.
A caravana já passou, antes de Cantá, pelos municípios do Bonfim, Alto Alegre e Rorainópolis. Ainda estão previstas visitas aos municípios de Caroebe, Caracaraí, Pacaraima e Boa Vista. Para saber mais sobre a Caravana do Patrimônio Cultural acesse o perfil de Instagram oficial do projeto.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

