Notícias
IMATERIAL
Capoeiristas do DF promovem lançamento de livro sobre artes marciais angolanas
Brasília (DF) recebe, no próximo dia 8 de agosto, às 15h, no auditório da sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o lançamento do livro Artes Marciais de Angola, do escritor angolano Janguinda Kambwetete Kabwenha. O evento é uma iniciativa dos detentores da capoeira no Distrito Federal e marca mais um passo importante nas ações de salvaguarda desse bem cultural imaterial no Brasil. O encontro será aberto ao público, contará com sessão de autógrafos e transmissão ao vivo no canal do Iphan no youtube.
A presença do escritor Kabwenha em solo brasileiro simboliza o reencontro de raízes históricas e culturais entre Brasil e Angola, especialmente em relação à herança afro-brasileira presente na capoeira. Conhecido por seu trabalho de pesquisa e prática com tradições corporais africanas, Kabwenha compartilha no livro um panorama das artes marciais de seu país, muitas das quais são consideradas matrizes da capoeira brasileira.
A realização do evento em parceria com o Iphan também reforça o compromisso institucional com a preservação da capoeira, reconhecida em 2008 como Patrimônio Cultural do Brasil e, em 2014, incluída na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. As ações de salvaguarda incluem, entre outras estratégias, o intercâmbio cultural, o fortalecimento dos grupos de base e o estímulo à pesquisa e à difusão do conhecimento sobre as origens e expressões da manifestação cultural.
O lançamento do livro representa uma oportunidade única para os mestres, praticantes, estudiosos e o público em geral se conectarem com as tradições africanas que influenciaram profundamente a formação da capoeira. O evento também é uma homenagem à ancestralidade africana viva na capoeira, reforçando os laços entre os povos e destacando o protagonismo das comunidades tradicionais na preservação de seus saberes e práticas.
Ofício dos mestres e Roda de Capoeira
Em 2008, o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram inscritos no Livro de Registro dos Saberes pelo Iphan, reconhecendo sua importância como expressão cultural de resistência e formação da sociodiversidade brasileira.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina esporte, luta, dança, filosofia e musicalidade, com origem ligada à resistência dos escravizados no Brasil colonial e imperial. Surgiu como uma forma de autodefesa contra a violência dos capitães do mato, que perseguiam escravos fugidos, e para disfarçar sua prática proibida, os capoeiristas incorporaram elementos coreográficos e musicais aos movimentos de luta.
Serviço
Lançamento do Livro Artes Marciais de Angola
15h
Auditório do Iphan em Brasília (DF) | SEPS 702/902, Bloco C, Torre A, Bairro Asa Sul, Brasília/DF, 70390-025 | Térreo
transmissão ao vivo no canal do Iphan no youtube
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr