Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Brasil e Benin instalam comitê para fortalecimento da cultura dos dois países
(Foto: Juliana Uepa/MinC)
Entre os dias 09 e 10 de janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esteve presente no Festival das Culturas Ancestrais, na cidade de Uidá, em Benin, que celebra a espiritualidade e as tradições do país. Na ocasião, também foi instalado o Comitê de Implementação dos Acordos Culturais entre Brasil e Benin, visando o fortalecimento de laços bilaterais e exploração de oportunidades de cooperação nos campos das artes, audiovisual e Patrimônio Cultural de ambos os países.
A criação do comitê estava prevista desde 2024, quando o Brasil recebeu a visita do presidente do Benin, Patrice Talon. Na ocasião, foi assinado um acordo para dinamizar a cooperação cultural, artística, museológica e patrimonial entre os dois países. O comitê abrangerá áreas como o patrimônio imaterial, a preservação histórica e o intercâmbio entre as duas nações.
As relações entre Brasil e Benin na área da cultura têm amparo no Acordo de Cooperação Cultural, firmado em 11 de julho de 1972. A cooperação entre os dois países também envolve iniciativas nos campos da agricultura, saúde, educação, infraestrutura e esporte.
A delegação brasileira formada para a agenda no Benin foi composta pela ministra da Cultura, Margareth Menezes; pelo presidente do Iphan, Leandro Grass; pela secretária de Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga; pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge; assim como representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Igualdade Racial, Embratur, e representantes Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.
De acordo com o presidente do Iphan, Leandro Grass, a agenda no Benin visa fortalecer os laços que unem os dois países, reafirmando o papel do continente africano como um dos pilares da ação internacional do Instituto. “É muito importante compartilharmos boas práticas, avançarmos na cooperação e no fortalecimento da cultura em nossos países”, destacou.
Conexão de culturas
Brasil e Benin compartilham patrimônio histórico e cultural relacionado à formação de ambas as nações e de suas sociedades. As duas vivenciaram a prática da escravização de pessoas e, dessa semelhança, resulta o compartilhamento de características sociais, culturais e religiosas que ligam os dois povos. O Brasil recebeu grande número de pessoas escravizadas do Benin, que trouxeram consigo costumes e tradições que influenciaram a cultura brasileira, seja na língua, na culinária, nas danças, nas músicas e em algumas religiões.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Letícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr